Já foi divulgado o calendário de pagamentos da primeira parcela do 13º salário do INSS para 2023 para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Governo.
Geralmente, o 13º salário do INSS é repassado no segundo semestre do ano, com a primeira parcela sendo depositada em agosto e a segunda no mês de novembro. Porém, a primeira parcela do benefício vinha sendo antecipada para o primeiro semestre nos últimos 3 anos.
A antecipação se deu devido a pandemia de Covid-19. No entanto, em 2023, como a pandemia já foi controlada, o Governo fez o anúncio das datas oficiais de pagamento prevendo a primeira parcela para o mês de agosto.
Calendário do 13º será antecipado?
De acordo com o Ministério da Previdência Social, uma antecipação até está sendo estudada, mas por enquanto, ainda não há previsão de acontecer.
O pagamento da primeira parcela do 13º do INSS está previsto para acontecer a partir do dia 25 de agosto e o valor corresponderá à metade do benefício, sem nenhum desconto.
Já o pagamento da segunda parcela está previsto somente para novembro, e o calendário ainda deverá ser anunciado. No pagamento da segunda parcela, há cobrança do IR (Imposto de Renda) para os segurados que recebem mais de dois salários mínimos nacionais.
Podem receber o 13º do INSS os segurados que recebem aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, salário maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Calendário do 13º salário do INSS para 2023
O calendário de pagamentos ocorrerá segundo o número final do NIS (Número de Identificação Social), e será dividido em dois grupos, sendo o primeiro para os segurados que recebem até um salário mínimo e segundo para os segurados que recebem acima desse valor.
Calendário do 13º do INSS para os segurados que recebem até UM salário mínimo:
- Final 1 – 25 de agosto;
- Final 2 – 28 de agosto;
- Final 3 – 29 de agosto;
- Final 4 – 30 de agosto;
- Final 5 – 31 de agosto;
- Final 6 – 1º de setembro;
- Final 7 – 4 de setembro;
- Final 8 – 5 de setembro;
- Final 9 – 6 de setembro;
- Final 0 – 8 de setembro.
Calendário do 13º do INSS para os segurados que recebem ACIMA de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6 – 1 de setembro;
- Finais 2 e 7 – 4 de setembro;
- Finais 3 e 8 – 5 de setembro;
- Finais 4 e 9 – 6 de setembro;
- Finais 5 e 0 – 8 de setembro.
Vale lembrar que por se tratar de um programa social do Governo e não de uma aposentadoria, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não oferece direito ao 13º salário do INSS.
O instituto é responsável pelo repasse de benefícios previdenciários e assistenciais aos empregados brasileiros que atuaram ou atuam sob regime CLT.
Veja o que é novidade na internet: