Nova projeção de reajuste do salário mínimo divulgada pelo governo federal neste ano de 2022 terá impacto na renda dos aposentados e demais segurados!
De acordo com a constituição federal, preservar o poder aquisitivo dos brasileiros. Assim, torna-se necessário que o governo federal reajuste o salário mínimo nacional a cada ano.
A base para um ajuste do piso nacional pelo governo federal é, em última análise, o curso da inflação. Isso só mantém o poder aquisitivo do brasileiro sem realmente aumentar seus bolsos.
Como a inflação é afetada pelo aumento dos preços de alimentos e serviços, o reajuste salarial acompanha esses preços. Inflação medida pelo INPC, com base nos preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda entre um e cinco salários mínimos.
Com isso, após a projeção para este ano de 2022 para o ano que vem, já temos uma base para o reajuste dos pensionistas do INSS. Para manter também o poder aquisitivo desse grupo, o INSS deve pagar pelo menos o mínimo nacional vigente ao segurado.
Portanto, quando a inflação acabar em 2022, aposentados, pensionistas e demais segurados terão um reajuste dessa proporção. Veja abaixo qual será o valor projetado do salário mínimo em 2023:
De quanto será o reajuste dos aposentados
O INPC é divulgado todo mês para que sempre tenhamos uma ideia de qual será o reajuste salarial para o próximo ano. De acordo com a projeção atual, a inflação para 2023 é atualmente de 8,89%.
Assim, com a atual projeção para 2022, o reajuste da renda dos aposentados será de
R$ 107,74. Se essa estimativa for confirmada em dezembro, os segurados que ganham um salário mínimo hoje ganharão R$ 1.319,74 em 2023.
Veja Mais: