loader image
Pular para o conteúdo

Pis/Pasep: Caixa libera saque,veja se você tem direito

Caixa Econômica Federal emite novo lote de pagamentos de PIS/Pasep. Segundo o banco, cerca de 10,5 milhões de pessoas podem ter direito ao benefício. O valor chega a R$ 24,6 bilhões.

Esta versão do PIS/Pasep é destinada às pessoas que exerceram atividade remunerada entre 1971 e 1988.

Cotas do PIS/Pasep

Esse valor liberado refere-se a cotas de PIS/Pasep para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988. O trabalhador já pode acessar esse dinheiro, que pode ser sacado em novembro. O prazo para saque do valor termina em 1º de junho de 2025.

Porém, o trabalhador deve estar ciente de que, se não retirar o dinheiro no prazo acima mencionado, perderá o direito e não poderá solicitar novamente o valor das cotas do PIS/Pasep.

O valor da cota pode ser sacado por um trabalhador cadastrado no fundo e que tenha saldo em suas cotas de PIS/Pasep. Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa. Se o titular morreu, o dinheiro pode ser retirado de seus herdeiros.

A Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020, estabeleceu a extinção do fundo PIS/PASEP e determinou a transferência de seu patrimônio para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Dessa forma, as contas vinculadas dos participantes do fundo PIS/PASEP passaram a ser vinculadas ao FGTS.

Receber o saldo

As contas vinculadas do FGTS criadas pela transferência do fundo PIS/Pasep são liberadas para saque.

Caso sua documentação esteja em ordem e você tenha direito ao saque, após indicar sua conta preferencial na aplicação do FGTS, o valor a ser recebido será depositado diretamente na conta bancária informada em até 5 dias úteis.

Como consultar?

Para saber se você tem direito às cotas do PIS/Pasep, é necessário acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) e fazer login. Em seguida, clique em “Tem saque disponível” e “Solicitar saque do PIS/Pasep”. Se você não for elegível para retirar, esta opção não aparecerá.

Também é possível fazer essa consulta pessoalmente, indo até uma lotérica credenciada pela Caixa Econômica Federal. Para sacar o dinheiro, o trabalhador deve ter cartão social ou diretamente nos terminais de autoatendimento da Caixa. Não se esqueça que o prazo para retirada de dinheiro termina em 1º de junho de 2025.

Saiba mais: