loader image
Pular para o conteúdo

PIS/Pasep 2023 vai começar a ser pago; trabalhadores vão receber até R$ 1.320

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2023 já foi aprovado pelo Governo Federal. O benefício disponibilizado neste ano será pago aos trabalhadores que trabalharam em 2021, ou seja, no ano base 2021.

Os trabalhadores da iniciativa privada recebem um PIS, que tem calendário definido pelo mês de nascimento. Já os servidores com direito ao Pasep têm calendário definido de acordo com o último dígito do número de registro do benefício.

Neste ano, os trabalhadores poderão receber até R$ 1.320 (salário mínimo de 2023), mas o valor que cada um receberá dependerá do número de meses trabalhados em 2021.

Quem receberá o PIS/Pasep 2023

Todos os trabalhadores que em 2021 exerceram atividade assinada na carteira por pelo menos 30 dias, receberam em média até dois salários mínimos por mês e estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos receberão benefícios este ano.

Vale lembrar que o governo identifica quais trabalhadores têm direito ao abono salarial por meio da RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) que a empresa é obrigada a enviar ao governo.

Portanto, se você atende às regras a seguir, mas não obtém o benefício, é mais provável que a empresa não tenha enviado suas informações ao governo.

Outro ponto importante é que, a partir de fevereiro, será possível verificar se o trabalhador recebe abono salarial e qual valor receberá por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Calendário de pagamentos

O pagamento do PIS/Pasep 2023 começará no dia 15 de fevereiro, sendo os primeiros a receber os nascidos em janeiro e os servidores com registro final do Pasep 0.

Para os trabalhadores do setor privado, o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal. Por outro lado, os servidores públicos recebem seu benefício por meio do Banco do Brasil.

Embora os pagamentos começam em 15 de fevereiro, eles estarão disponíveis para saque até 28 de dezembro de 2023, o mais tardar.

Calendário do PIS:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem dia 15 de fevereiro;
  • Nascidos em março e abril: recebem dia 15 de março;
  • Nascidos em maio e junho: recebem dia 17 de abril;
  • Nascidos em julho e agosto: recebem dia 15 de maio;
  • Nascidos em setembro e outubro: recebem dia 15 de junho;
  • Nascidos em novembro e dezembro: recebem dia 17 de julho.

Calendário do Pasep:

  • Inscrição final 0: recebem dia 15 de fevereiro;
  • Inscrição final 1: recebem dia 15 de março;
  • Inscrição final 2 e 3: recebem dia 17 de abril;
  • Inscrição final 4 e 5: recebem dia 15 de maio;
  • Inscrição final 6 e 7: recebem dia 15 de junho;
  • Inscrição final 8 e 9: recebem dia 17 de junho.

Pagamentos

No caso do PIS Caixa, eles depositam dinheiro na conta corrente ou poupança de quem já é cliente do banco. Para quem não é cliente, o benefício ficará armazenado em uma conta poupança social digital que pode ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Os servidores que recebem o Pasep devem verificar se o pagamento foi feito na conta do Banco do Brasil. O beneficiário que decidir fazer uma TED para outro banco (do mesmo titular) pode fazê-lo nos terminais de autoatendimento ou pelo site www.bb.com.br/pasep.

Veja Mais: