O mês de abril terá novidades para aqueles que aguardam o pagamento do abono PIS/PASEP este ano. Para este mês, os pagamentos estão previstos para 4 grupos, mas podem chegar a um público maior que teve o abono reprocessado pela Dataprev devido a divergência nos dados ou por impedimento elo no abono.
Em 2023, o calendário do PIS/PASEP teve início no dia 15 de fevereiro. Porém, nem todos os trabalhadores conseguiram fazer a retirada do dinheiro na data prevista.
De acordo com a Dataprev, o abono de cerca de 2,7 milhões de brasileiros foram bloqueados, necessitando passar por um novo processamento. Os resultados das análises foram liberados no dia 5 de abril e os empregados que tiveram o abono habilitado recebem já neste mês de abril.
Pagamentos do abono PIS/PASEP em abril
Em 2023, o calendário de pagamentos do PIS/PASEP acontece entre os meses de fevereiro e julho para cerca de 22,9 milhões de empregados. Compõem esse grupo: 20,4 milhões de brasileiros que recebem o PIS e 2,5 milhões que recebem o PASEP.
Neste mês de abril, a Caixa juntamente com o Banco do Brasil irão depositar os abonos PIS e PASEP para um total de 4 grupos, confira abaixo quem recebe:
- Dia 17 de abril – Caixa faz o pagamento do PIS para os nascidos no mês de maio e junho;
- Dia 17 de abril – Banco do Brasil faz o pagamento do PASEP para os servidores com o número final da inscrição 2 e 3.
Quem vai receber o PIS/PASEP retroativo em abril?
De acordo com a Dataprev, os trabalhadores que iriam receber o abono no mês de fevereiro ou março e foram impactados pelo reprocessamento poderão receber o PIS/PASEP retroativo no dia 17 de abril, juntamente com os outros grupos.
Assim, os nascidos entre o mês de janeiro e abril que não tiveram os recursos depositados na conta de acordo com a data prevista no calendário terão uma nova chance para realizar a retirada do dinheiro. Já os empregados nascidos entre julho e dezembro que foram afetados pelo reprocessamento devem continuar recebendo segundo o calendário normal de pagamento.
O número de brasileiros aptos a realizar o saque da parcela retroativa no mês de abril ainda não foi revelado, mas a empresa estima que mais de 2,7 milhões de trabalhadores tenham sido afetados pelos impedimentos ligados ao PIS/PASEP.
A consulta do resultado da análise foi liberado desde o dia 5 de abril através dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades Superintendências Regionais do Trabalho e pelo e-mail [email protected] (as siglas “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado em que o trabalhador reside).
Caixa Tem solicita atualização cadastral para o saque do PIS
Com a nova parcela liberada no dia 15 de março, vários trabalhadores foram pegos de surpresa ao acessar o aplicativo Caixa Tem para realizar o saque do abono PIS/PASEP e terem o acesso a conta bloqueado.
Foram vários os casos em que a Caixa Econômica solicitou a atualização cadastral do aplicativo Caixa Tem para que os trabalhadores pudessem movimentar os valores na conta, o que resultou em instabilidade no aplicativo, problemas ao realizar login no Caixa Tem e problemas nos demais serviços oferecidos pelo aplicativo.
Para garantir que não aconteça erros durante o saque do PIS/PASEP liberado no mês de abril, o trabalhador já pode consultar o aplicativo Caixa Tem e realizar a atualização cadastral com antecedência. O procedimento solicita a confirmação de algumas informações pessoais, como o endereço, renda e profissão, além dos documentos de identificação como RG e CNH.
Após concluída a atualização das informações, o acesso ao Caixa Tem será liberado dentro de 48 horas.
Veja o que é novidade na internet: