loader image
Pular para o conteúdo

INSS vai cortar pagamento de aposentadorias: Veja quem será impactado

Atenção segurados do INSS! Vai acontecer o novo pente fino do Instituto Nacional do Seguro Social! Se você for um beneficiário do órgão, fique atento as mudanças que vão acontecer.

Entenda mais informações sobre quem deve ser impactado por esse novo pente fino do INSS no artigo em seguida!

Como funciona o pente fino do INSS?

O famoso pente fino do INSS nada mais é que uma revisão para checar se existem casos que recebam algum tipo de benefício do Instituto de forma inadequada. O principal objetivo dessa análise é trazer mais alívio aos cofres públicos.

Vale pontuar que o pente fino começou durante o mês de novembro do ano de 2022, e pode acabar impactando muitos cidadãos brasileiros.

Quem vai ser impactado pelo pente fino do INSS?

Primeiramente, aqueles que estão com seu cadastro irregular ou com algum tipo de pendência deverá receber uma notificação do INSS.

Mas, vão ser o foco, os cidadãos que recebem, principalmente, os seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença;
  • Benefício de Prestação Continuada;
  • Aposentadoria por incapacidade.

Portanto, para evitar o corte, você deve ter certeza que seu cadastro está em situação regular.

Além disso, vale ressaltar que no caso da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, aqueles que não passaram pela avaliação médica do Instituto a mais de 6 meses, ou até aqueles que não tem previsão de alta, vão passar por esse novo pente fino.

Como funcionam as notificações do pente fino do INSS?

No caso do Instituto encontrar alguma irregularidade nos cadastros, o mesmo deve fazer a convocação do indivíduo para que ele regularize sua situação, e, caso seja necessário, visitar alguma das agências físicas para fazer a avaliações ou perícias médicas necessárias.

Um exemplo, pode ser dado por aqueles que recebem o auxílio-doença. Esses precisarão realizar a visita médica para que seja verificado se o beneficiário está apto ou não para voltar para o mercado de trabalho.

Os avisos estão sendo enviados por meio do portal oficial do Instituto, ou pelo aplicativo Meu INSS.

É de suma importância apontar que a operação acontecerá de fato até o mês de abril do ano de 2023, e os segurados poderão ser convocados a qualquer momento.

Fonte: JOÃO FINANCEIRA

Saiba mais: