INSS: Conheça alguns direitos especiais para aposentados e pensionistas que permanecem na empresa podem receber mensalmente o FGTS. O profissional que solicita a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem uma série de benefícios que podem começar com o regime de aposentadoria antecipada previsto em convenção coletiva.
O regime de aposentadoria antecipada não é garantido por lei, mas é garantido em algumas categorias por convenções ou acordos coletivos entre sindicatos e empresas.
Para saber se tem direito à estabilidade, o trabalhador deve consultar o sindicato de sua classe sobre a existência desta cláusula em convenções ou acordos coletivos.
Ver direitos dos aposentados do INSS
Conforme Joseane Zanardi , Coordenador do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), mesmo quem não é filiado ao sindicato tem direito ao que consta no acordo coletivo, mas as regras estabelecidas em cada acordo coletivo devem ser respeitadas.
O acordo coletivo do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por exemplo, contém cláusula de garantia de emprego para futuros aposentados.
A duração do mandato depende do tempo que o comerciante trabalhou na mesma empresa: 20 anos ou mais permitem dois anos; dez anos ou mais, um ano; cinco anos ou mais, seis meses.
Todos os comerciantes abrangidos pela convenção, que estimamos serem 500 mil pessoas na cidade de São Paulo, têm direito a demissões próximas à aposentadoria, afirma Ricardo Patah, presidente do Sindicato.
Por exemplo, a obrigação de manter o empregado pode ser substituída por remuneração igual ao salário do tempo com direito à estabilidade. O acordo não se aplica em caso de encerramento das atividades da empresa, rescisão por justa causa ou desistência.
Em alguns casos, [o empregador] queria demitir-se de qualquer maneira. Neste caso, na área administrativa, decidiram pagar os valores totais. Mediante a apresentação do extrato [das informações previdenciárias], a empresa é obrigada a pagar a estabilidade ou abdicar do emprego, explica Patah.
De acordo com os especialistas, o trabalhador deve notificar a empresa quando cumprir a pré-estabilidade condições e quem atende aos requisitos atendidos para se aposentar em data específica.
Há uma dúvida sobre o empregado não notificar a empresa e após ser demitido ajuizou ação judicial pedindo estabilidade mas não atendeu aos requisitos estabelecidos no contrato, diz o advogado.
Perdi a aposentadoria, preciso informar à empresa?
Isso não é obrigatório por lei, mas é recomendado, diz Zanardi.
Casos de pensão especial ou emprego público exigem maior atenção por parte do empregado.
Na hipótese de concessão de pensão especial, o empregado fica impedido de prestar serviços na mesma ou em outra empresa na atividade ou atividade que o exponha a riscos e influências nocivas, sob pena de suspensão do pagamento do benefício, explica Graziela da Cruz Garcia , Advogada especialista em direito do trabalho.
No caso de vínculo de emprego público em que não há regime previdenciário separado e você paga ao INSS, a reforma previdenciária de 2019 prevê que o vínculo empregatício cesse automaticamente em aposentadoria.
Se você se aposentar e não informar ao órgão público que se aposentou, até teoricamente pode ser fraude, alerta Zanardi. O profissional pode trabalhar em outro lugar, mas não no emprego em que se aposentou, diz ela.
Qual o valor que o beneficiário do INSS pode retirar?
De acordo com o INSS, após a concessão da aposentadoria, o trabalhador recebe a carta de concessão do benefício e a certidão de saque do PIS (Programa de Integração Social) e do FGTS (Serviço de Fundos). garantia de tempo.
Este certificado permite ao aposentado sacar quaisquer valores desses fundos, de acordo com o instituto.
Quais dos pensionistas do INSS que continuam trabalhando?
Saque mensal do fundo de garantia
O saque mensal do FGTS pode ser feito pelo aposentado que continua trabalhando para a mesma empresa em que se aposentou.
Por outro lado, se o trabalhador for aposentado de uma Se outras empresas são contratadas após a concessão da aposentadoria, não há previsão que autorize o saque mensal do FGTS, diz Garcia. Nesses casos, o dinheiro depositado na conta do fundo só poderá ser pago após o término do vínculo empregatício.
Aposentado que trabalha e contribuiu com a previdência
Segundo INSS, o segurado que trabalha na aposentadoria se aposenta e continua a trabalhar na mesma empresa ou numa empresa diferente, continua a pagar contribuições para a segurança social. No entanto, essas contribuições não são utilizadas para benefícios sociais, mas para os custos da previdência social.
O sistema brasileiro é baseado na solidariedade. Eles não têm sua própria conta de aposentadoria, mas pagam em uma conta de propriedade da empresa. Então, quem trabalha apoia quem recebe, explica Zanardi.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os aposentados que trabalham não têm direito à chamada contribuição previdenciária, que deve ser incluída após a previdência contribuições tenham recebido o benefício. Fonte: Folha Uol
Veja Também: