loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Fila de Espera Ultrapassa 5 milhões de Pessoas

INSS: Segundo informações do Ministério da Economia à equipe de transição do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número de pessoas que aguardam o benefício há mais de 45 dias passa de cinco milhões.

Os dados são do mês de setembro deste ano. Segundo Fabian Silva dos Santos, advogado e coordenador do Grupo de Transição Previdenciária.

“não existem mais filas nas portas das agências do INSS. Mas hoje eles são virtuais e estão a quilômetros de distância”,

afirmou…

A equipe de transição avaliou o caso e chegou à conclusão de que houve um rompimento da função básica da empresa, que hoje sofre com a falta de pessoal técnico e não conseguiu parametrizar seu sistema de acordo com as novas regras de aposentadoria aprovadas. no país.

Fila Virtual

Desde julho deste ano, o INSS utiliza um sistema de inteligência artificial, uma espécie de robô, para analisar a concessão de benefícios previdenciários. O resultado foi um aumento de negativos. Agora, seis em cada 10 pedidos são rejeitados.

O Sistema de Benefício Único (Suibe) aponta que o diferimento médio anual entre 2018 e 2021 ficou entre 51% e 55%. Segundo dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) entre 1º de junho e 1º de outubro deste ano, esse percentual chegou a 41%.

Também o ex-ministro da Massa, Luiz Marinho (PT-SP), eleito deputado federal, diz que “são necessários mais servidores porque a fila agora é virtual, mas são milhares de pessoas que não têm acesso à internet nem controle a ferramenta. Para que o INSS volte a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais ao erário público, que terá que pagar de volta e será ruim para o público. que precisam que seus direitos sejam reconhecidos”, afirma.

Transmissão de dados

A Dataprev é uma empresa de tecnologia e informação previdenciária, uma das mais importantes empresas do Brasil, responsável pelo processamento e pagamento de benefícios para cidadãos brasileiros.

É neste sistema que estão contidos todos os dados pessoais e sociais dos residentes. É responsabilidade da empresa analisar os dados para a concessão de benefícios como pensão, aposentadoria e seguro-desemprego e efetuar os devidos pagamentos aos beneficiários.

A empresa de tecnologia de processamento de dados do país estava na lista de privatizações do governo Jair Bolsonaro (PL). A Dataprev deixou a Previdência, foi para o Ministério da Economia e foi incluída na lista de privatizações.

O ex-ministro da Previdência e integrante do grupo de transição José Pimentel (PT-CE) defendeu que a Dataprev não seja privatizada e que a manutenção da empresa é importante para a cooperação no processo de zerar a fila no Instituto Nacional do Social. Segurança (INSS).

Segundo a comentarista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a equipe de transição previdenciária de Lula estuda a transferência da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), hoje sob o comando do ministro da Economia Paulo Guedes, para o futuro Ministério da Previdência e Trabalho.

Veja mais: