INSS: aposentadoria privada para quem quer uma alternativa mais confortável para envelhecer, é uma ótima oportunidade. Não é à toa que o interesse pelos serviços de Previdência Privada vem crescendo nos últimos anos. Mas como funciona o processo? As contribuições privadas exigem pagamento do INSS?
A contribuição parte da iniciativa própria do participante com liberdade de escolha e adequação às necessidades individuais de cada um. Basta contratar e contribuir com o plano de seu interesse da forma mais conveniente.
Um pouco sobre a aposentadoria privada
A aposentadoria privada é uma alternativa capaz de garantir maior conforto na chamada melhor idade. Os valores dos direitos do INSS podem, portanto, ser somados como se fosse o caso de outra conta poupança. Então, para isso, está disponível o serviço de diversas empresas.
Aposentadoria privada é o nome dado aos repasses financeiros (ou saques fixos) de um investimento que um trabalhador faz ao longo de sua vida. Nesse caso, os valores referem-se a um fundo de investimento com rentabilidade futura.
Esta aposentadoria pertence, portanto, a uma pensão privada. Ela nada mais é do que uma poupança de longo prazo. No entanto, há uma determinação do plano para salvar os valores.
Então as empresas que trabalham com esse tipo de produto fazem um planejamento. Leva em consideração sua idade, salário e quanto tempo pretende trabalhar. Ou ainda se quiser resgatar valores.
Ao optar pela Previdência Privada ainda é preciso contribuir com o INSS?
Sim. O pagamento de valores à previdência social, ou seja, ao INSS, é obrigatório para todos os trabalhadores. Deixar de fazer isso é ilegal. Dessa forma, ainda que haja a possibilidade de previdência privada, é necessário recolhê-la no fundo social.
O que levar em consideração ao optar pela Previdência Privada?
Primeiramente, é necessário verificar a idoneidade da empresa. Para isso, pesquise sua imagem no mercado, seu histórico e a rentabilidade do fundo. É crucial que vença a inflação. Caso contrário, não é um bom negócio.
Posso mudar de plano de aposentadoria privada?
Sim. A lei garante a portabilidade dos planos. Assim, se você não estiver satisfeito com seu plano, pode até mudar de categoria e instituição.
Até quando posso aderir à Previdência Privada?
Um trabalhador pode aderir a uma previdência privada e a uma previdência privada a qualquer momento. Portanto, não há restrição de data ou idade.
Saiba mais:
- FGTS: Saque-Aniversário É Liberado Para Novo Grupo; Confira
- INSS: Nunes Marques Vota Contra “Revisão Da Vida Toda”; Veja
- Governo: Chips com Internet Gratuita Serão Distribuídos; Quem Tem Direito?
- PIS PASEP: Benefício pode sofrer mudanças em 2023
- Auxílio Brasil: Veja as datas divulgadas para dezembro