loader image
Pular para o conteúdo

FGTS: Saque-aniversário abre solicitação por prazo limitado

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos muitos benefícios que fazem parte da vida dos trabalhadores contratados pela CLT. Este programa garante rendimentos acumulados, provenientes do seu próprio salário, para eventuais problemas. Veja como está sendo o Saque Aniversário do FGTS.

Saque-aniversário foi instalado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-CEO introduziu uma medida que mudou a forma de operar o FGTS. Pela sua própria natureza, o regime visa descontar 8% do vencimento a atribuir ao fundo.

Porém, o presidente criou essa nova forma que abre a possibilidade do trabalhador sacar parte do FGTS no mês de aniversário; daí o nome Saco de Aniversário. No entanto, essa medida foge da intenção original do Fundo, que deveria servir como “poupança” para os trabalhadores formais.

Quem pode sacar o Saque-aniversário?

Vale ressaltar que esse benefício é concedido apenas para quem possui carteira de trabalho assinada. Outro ponto importante é que a contribuição de 8% do salário não precisa e não deve ser paga pelo empregado. O empregador que assinou seu cartão de funcionário é responsável por esta atividade.

Claro que o trabalhador inicia o FGTS no modelo demissão-desligamento, que funciona na forma básica do projeto. Se o empregado for demitido sem justa causa, terá acesso aos benefícios garantidos pelos direitos trabalhistas e também poderá sacar parte do FGTS.

A partir do momento em que o trabalhador decide mudar de modalidade e opta pela desistência a partir da data de nascimento, o prazo de espera para o retorno da segunda modalidade é de 25 meses. Isso significa que o cidadão terá que esperar mais de dois anos para poder voltar ao antigo método de seleção.

Saque aniversário deste mês

Para os aniversariantes em abril, você tem até o final deste mês para escolher entre uma seleção de métodos. Para fazer a alteração, você precisará baixar o aplicativo do FGTS disponível na App Store e na Play Store, fazer login com sua conta do Governo e aplicar a alteração. Recomendamos prestar muita atenção à seleção.

Veja o que é novidade na internet: