O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que protege o trabalhador em casos de demissão sem justa causa. O valor do fundo é pago mensalmente pelo empregador em uma poupança e pode ser sacado em alguns casos específicos.
O FGTS equivale a aproximadamente 8% do salário do empregado. O valor pode ser sacado em situações de demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou calamidade pública.
FGTS liberado para casos de calamidade pública
A liberação do FGTS em caso de calamidade pública é determinada por cada estado ou município. Os municípios devem decretar estado de emergência. Existem situações como chuvas fortes com inundações, deslizamentos de terra, desastres naturais ou doenças como a Covid-19 que podem obrigar um estado ou município a decretar estado de emergência.
- Enchentes;
- Inundações litorâneas por invasão do mar;
- Tornados e trombas d’água;
- Alagamentos;
- Ciclones extratropicais;
- Furacões e tufões;
- Pandemias e endemias.
Nessas situações de urgência, caso a defesa civil das regiões seja declarada estado de emergência ou calamidade pública, os trabalhadores têm o direito de recolher o FGTS. O benefício só será liberado se a declaração for apresentada em até 30 dias contados do primeiro dia útil após a ocorrência.
Quem tem o Fundo de Garantia liberado?
Recentemente, algumas regiões do país estão com o saque do FGTS liberado por calamidade pública. Confira quais são os municípios.
- Eldorado do Sul (RS);
- Cachoeirinha (RS);
- Rio Pardo (RS);
- Joinville (SC);
- Mafra (SC);
- Balneário Piçarras (SC);
- Cordilheira Alta (SC);
- Penha (SC);
- Porto Belo (SC);
- São José do Cerrito (SC).
Para sacar o valor, o trabalhador deve ter saldo no FGTS e não ter feito outro saque pelo mesmo motivo durante o período de 12 meses.
Como saber se tenho saldo no FGTS?
O empregado pode verificar se tem saldo do FGTS por meio do App do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço disponível para IOS e Android. Você também pode consultar o saldo do FGTS pelo telefone 0800 726 0207, informar sua data de nascimento e número do NIS.
Saiba mais:
- Auxílio de R$ 1.200 pode sair em 2022?
- BPC: Qual será o valor do Benefício em 2023?
- Caixa Tem: veja se você vai poder sacar até R$ 1 mil em novembro
- INSS: Vai pagar em novembro parcela única do 13º salário
- Pis/Pasep: Caixa libera saque,veja se você tem direito
- Auxílio Brasil pode ser pago aos aposentados?