Governo: A Internet Brasil (programa do Ministério das Comunicações em colaboração com o Ministério da Educação) já começou a distribuir os chamados chips neutros que prometem acesso gratuito à rede.
De acordo com o anúncio, a opção será desenvolvida por meio de banda larga móvel, além de um pacote de dados de aproximadamente 20 GB, que será renovado mensalmente.
A expectativa do governo federal é que sejam contemplados até 10 mil alunos. O programa visa possibilitar aos alunos a complementação de seus estudos fora dos muros da escola com o objetivo de democratizar o acesso à Internet tanto para fins educacionais quanto para comunicação e lazer dos beneficiários.
Em suma, a entrega de chips com internet gratuita será automática e a única exigência do governo federal para acessar o chip é o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico). O sistema se refere a uma ferramenta para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e encaminhá-las para programas sociais.
Distribuição de Chips pelo Governo
A distribuição do programa ocorreu de forma gradativa, tendo sua primeira fase de implantação com o programa Nordeste Conectado. Em suma, o benefício será destinado aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública que terão acesso ao que estudam a partir da 3ª série.
Nesta primeira fase, os chips de internet gratuitos contemplarão alunos dos seguintes municípios: Campina Grande (PÉ), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN), Petrolina (PE).
A distribuição do benefício destinado às famílias inscritas no CadÚnico está prevista para começar na próxima semana. Serão distribuídos 6.250 tokens para aproximadamente 15 escolas nas seis cidades mencionadas acima na região Nordeste.
Veja mais novidades: