A lista de espera para um benefício INSS é enorme. O exame do pedido pode levar até um ano! Verifique a saída para o segurado.
Solicitar um benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode significar uma longa espera, pois a fila para análise é enorme. Em alguns casos, o tempo de espera é superior a um ano! Veja o que fazer caso o pedido ainda não tenha sido analisado nestas situações.
O INSS tem por lei até 30 dias para analisar os pedidos de benefícios, podendo prorrogar esse prazo por mais 30 dias, mas com justificativa. Por exemplo, se um documento estiver faltando. Mas na prática? Então o tempo de espera é muito maior. É impressionante que o sistema de segurança social raramente cumpra os prazos legais.
Solicitação do Benefício INSS ainda não analisada: o que fazer?
A única opção que os trabalhadores encontram há algum tempo é contratar um advogado ou especialista em previdência para que o caso seja analisado mais rapidamente.
Essa prática não é a ideal, após enfim, a contratação de um profissional é mais uma despesa para os cidadãos, portanto a desistência não é viável para muitos deles, que podem até não ter outra fonte de renda até que o benefício INSS seja aprovado.
Uma tentativa, gratuitamente, é apresentar a denúncia à Ouvidoria do INSS. Apesar de ser um serviço disponível, o tempo de resposta nestes casos tende a ser maior. O cadastramento é feito pelo telefone 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS.
O INSS vem prometendo acabar com as filas há algum tempo, mas muitas mulheres ainda aguardam por benefícios maternidade como aposentadorias, entre outros benefícios – e auxílio-doença, entretanto.
De acordo com especialistas, o caminho mais rápido para os benefícios ainda é recorrer ao tribunal. Hoje, mais de 1,6 milhão de processos são enfileirados para análise.
Você gostou? Então veja também: