Essa dúvida surgiu porque, até recentemente, uma nova rodada de pagamento do abono salarial geralmente começava no início de julho.
Normalmente, o abono salarial começava a ser pago em julho de um ano e perdurava até o mês de junho de O ano seguinte.
Uma regra que mudou no ano passado quando o governo realocou o restante das verbas para outras medidas emergenciais de contenção da pandemia.
Com isso em mente, queremos aproveitar as dúvidas de alguns leitores e explicar essa questão de forma geral para que mais pessoas entendam como era o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep.
O Abono Salarial será pago novamente em julho?
Infelizmente não haverá novo pagamento do abono PIS/Pasep em julho. E há alguns pontos que comprovam esse problema.
Vale lembrar que o abono salarial foi adiado no ano passado, pois os benefícios foram desviados para o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda, mais conhecido como OK.
No entanto, com o adiamento da medida, o governo também alterou algumas regras relacionadas ao pagamento do abono salarial.
Sob essas regras, o abono salarial foi definido a partir dessa data, o o pagamento deve ser para todos os empregados nos meses de janeiro a dezembro do mesmo ano.
Isso porque o mesmo abono salarial foi pago em dois orçamentos diferentes, pois o benefício iniciou o pagamento em um ano e a rescisão foi considerado um problema e erro no sistema de pagamento.
Nesse sentido, a partir de agora, os pagamentos referentes ao abono salarial do PIS/Pasep serão feitos no mesmo ano para todos os empregados, de modo que o antigo sistema de pagamento não existe mais.
Outro ponto para mostrar que existe Não, teremos mais um pagamento do abono este ano, está nas dotações destinadas ao benefício no orçamento da União.
Para este ano, o governo determinou que sejam destinados R$ 21 bilhões para o Pagamento do PIS/Pasep deste ano.
Valor que já foi integralmente utilizado para pagamento do abono salarial do ano-base 2020, pois não há saldo suficiente para pagar uma nova rodada de benefício este ano.
Dessa forma, os trabalhadores que trabalharam em 2021 com carteira assinada só terão acesso ao PIS/Pasep em 2023, enquanto os que trabalharam neste ano terão acesso em 2024 e assim sucessivamente.
Vale lembrar que as regras do benefício não foram alteradas, a única mudança relacionada ao benefício diz respeito ao sistema de pagamento, no qual todos os beneficiários devem receber o auxílio no mesmo ano.
Veja Também: