Em 8 de agosto, o presidente do Banco Pan, Carlos Eduardo Guimarães, anunciou que o BTG Pactual, empresa responsável pelo controle do banco, pretende oferecer o consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.
Em teleconferência com os analistas dos bancos para divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2022, Carlos disse que a empresa está trabalhando para que as taxas não sejam as mesmas oferecidas aos que pertencem ao grupo de pensionistas do INSS.
Guimarães acrescenta que a liberação de empréstimos consignados do Banco PAN para beneficiários do Auxílio Brasil será de grande valia para o banco e, de certa forma, esclarecerá a inclusão de bancos e que o produto concorrerá com outras opções.
Já é possível fazer o cadastro para o consignado do Auxílio Brasil?
Inicialmente, 17 bancos e instituições financeiras já estão cadastrados no Ministério da Cidadania para oferecer o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.
O crédito poderá sem comprometido em até 40% do valor do benefício, considerando o mínimo de R$ 400 por ser o valor original. O parcelamento do crédito pode ser feito em até 24 vezes. O governo quer usar os empréstimos para impulsionar a economia do país.
Por se tratar de empréstimo consignado, os valores são descontados diretamente da folha de benefícios e a União repassa apenas o restante do benefício.
Até o momento, não há data oficial de setembro para o início do lançamento dos créditos.
O que disse o Banco Pan sobre o consignado
O presidente do Banco PAN não esclareceu quando a empresa pretende oferecer o crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Carlos destaca ainda que, embora o cenário financeiro para situações de risco de crédito tenha melhorado nos últimos seis meses, o banco mantém sua política conservadora na oferta e propõe a redução do limite para usuários de cartão de crédito.
“A partir do momento que nos sentirmos mais à vontade vamos incentivar a emissão de cartões, mas no momento não estamos nessa posição“, disse Magalhães.
As condições do Banco Pan sobre o consignado
Em seu site, o Banco Pan informa que a contratação de crédito consignado deve ser entre 12 e 96 parcelas mensais com valor mínimo de R$ 500 e taxa de juros mínima mensal de 1,20% a.m (30 dias), e taxa máxima de 3,70% (30 dias).
Com o CET (Custo Efetivo Total), a mensalidade mínima é de 1,25% e a máxima é de 4,10% a.m, o CET praticado varia de 15,06% a.a a 49,32% a.a (365 dias), de acordo com o prazo do orgão.
Nota em defesa dos consumidores em situações mais vulneráveis
No dia 15, entidades jurídicas e defesa do consumidor emitiram nota pedindo o adiamento do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, pois essa parcela mais pobre da população vive em grandes dificuldades financeiras.
Especialistas financeiros também alertam para o risco de endividamento que o empréstimo pode trazer para as famílias em situações mais vulneráveis.
Veja mais: