Segundo informações obtidas nos últimos dias, o governo Bolsonaro pretende ampliar o programa Vale Gás, que é voltado para famílias de baixa renda. Atualmente, o programa social é pago apenas nos meses pares (fevereiro, abril, junho etc.) e beneficia mais de 5 milhões de famílias vulneráveis. Segundo o governo federal, a ideia é alterar a data de pagamento. Para saber mais, confira abaixo.
A Vale Gás pode ter mudanças: quem tem direito ao novo benefício?
Então, segundo o governo, a ideia original é liberar o benefício todo mês, mas com o dobro do valor pago agora. Assim, o voucher de gás seria repassado mensalmente no valor de 100% do preço médio de um botijão de gás de 13kg.
Além disso, é provável que o governo também altere as regras para permitir que mais famílias sejam incluídas no esquema. Os critérios atuais para receber o benefício são vários, incluindo inscrição no Cadastro Único do governo e renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou R$ 606.
Por fim, em junho, uma nova parte do benefício será liberada para as famílias beneficiárias. Neste mês, conforme determinação da ANP, metade do valor do botijão de gás em junho é de R$ 53. Então esse é o valor que será pago aos beneficiários. Os próximos pagamentos serão feitos no dia 29 de junho para pessoas com final NIS 9. No dia 30 de junho, o voucher do gás será liberado para pessoas com final NIS 0.
Veja Mais