loader image
Pular para o conteúdo

SALÁRIO MÍNIMO em 2023 pode ter AUMENTO de 2%; Veja

Com o fim do ano e a votação decisiva no segundo turno das eleições, já foram apresentadas várias propostas para um salário mínimo em 2023. As propostas estão sendo apresentadas inclusive pela equipe do governo do PT, que segue otimista em relação a uma vitória em 30 de outubro.

Segundo o senador eleito em primeiro turno, Wellington Dias, o governo preparou medidas voltadas à população em situação de risco. Entre as iniciativas está a proposta de um salário mínimo em 2023 com foco no reajuste acima da inflação.

O deputado explica que a regra de correção para a fixação do salário mínimo em 2023 é o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos cinco anos. O objetivo é restabelecer a lógica estabelecida durante o governo petista, cálculo que há anos consegue expandir a economia brasileira.

“Haverá uma média. Não será tão alto, provavelmente em torno de 2% do lucro real em 2023”, refletiu Wellington Dias.

Aliás, durante um debate promovido pela banda no último domingo (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou o atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, por que ele não concederia um aumento real de salário pelo menos quatro anos atrás.

O petista lembrou ainda que no seu governo a economia teve um crescimento médio de 4%, cenário que hoje é inferior a 2%.

“Existem 36 milhões de pensionistas, dos quais 22 milhões são pensionistas que não recebem um aumento real há quatro anos. No meu governo eles conseguiram um aumento real de 74%”, disse Lula.

Bolsonaro não respondeu à pergunta do ex-presidente sobre o salário mínimo e desviou o assunto ao dizer que a economia cresceu mais sob seu governo, mesmo com os fatores da pandemia da Covid-19 e da guerra russo-ucraniana.

Propostas de salário mínimo em 2023

Conforme proposto pelo governo federal no projeto de lei orçamentária anual (PLOA), o salário mínimo para 2023 pode ser de R $1.302. A diferença mínima é de apenas R $8 em relação à proposta feita em abril, de R $1.294.

O reajuste do salário mínimo levou em consideração a inflação estimada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o acumulado dos últimos 12 meses de 2022. O valor proposto pelo governo representa R $90 a mais em relação ao mínimo atual, fixado em R $1.212 .

Na LDO 2023, os técnicos calcularam que a cada R $1 de aumento no valor do salário mínimo aumenta o gasto total do governo em R $389,8 milhões. Na prática, ajustar o mínimo nacional pela inflação teria um impacto de R $35,1 bilhões no próximo ano.

saiba mais: