Pensionistas e aposentados devem ficar atentos aos atendimentos do INSS. No próximo mês, o governo federal começará a pagar o 13º salário da Previdência Social. A postagem estará disponível apenas para determinados grupos. Saiba quem aceita.
Vale ressaltar que por conta da pandemia do novo coronavírus, o governo já liberou parte do 13º salário para alguns segurados do INSS. O primeiro valor foi concedido em maio deste ano. Os novos pensionistas e pensionistas que aderiram ao sistema de pensões após maio de 2022 serão incluídos nesta próxima transferência.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
De acordo com a legislação que regulamenta a segurança social, o subsídio de Natal pode ser concedido a todos os beneficiários que recebam subsídio de velhice, funeral, doença, acidente ou prisão do INSS.
Quem não tem direito ao 13º do INSS?
O Negrant é destinado aos beneficiários de benefícios assistenciais como o da Lei Básica de Assistência Social (BPC/Loas) de prestação continuada e renda mensal vitalícia.
Calendário do pagamento do 13º do INSS
Aposentados que recebem até um salário mínimo
- Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
- Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
- Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
- Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
- Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
- Benefício final 6: recebe dia 1 de dezembro;
- Benefício final 7: recebe dia 2 de dezembro;
- Benefício final 8: recebe dia 5 de dezembro;
- Benefício final 9: recebe dia 6 de dezembro;
- Benefício final 0: recebe dia 7 de dezembro.
Aposentados que recebem valor superior à R$ 1.212
- Benefício final 1 e 6: recebe dia 1 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: recebe dia 2 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: recebe dia 5 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: recebe dia 6 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: recebe dia 7 de dezembro.
Como consultar o extrato do INSS pelo site da previdência
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique na opção “Serviços”;
- A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
- No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
- Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
- A relação com os pagamentos recebidos no período será exibida – Caso deseje imprimir ou salvar o extrato, clique na opção “Baixar PDF”.
Como verificar o saldo pelo app do Meu INSS
- Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
- Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela; Selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
- Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
- A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
- Para imprimir ou salvar, clique no botão “Baixar PDF”.
saiba mais:
- Abono salarial paga UM SALÁRIO MÍNIMO. Saiba mais
- INSS: Como fazer a Prova de Vida pelo Aplicativo Meu INSS?
- Caixa Libera: Empréstimo de até R$ 4,5 mil pelo Aplicativo
- EMPRÉSTIMO CONSIGNADO BPC: regras, valores e solicitação
- SALÁRIO MÍNIMO em 2023 pode ter AUMENTO de 2%; Veja
- 13º do Auxílio Brasil já possui um calendário de pagamentos?