loader image
Pular para o conteúdo

Preço do Aluguel Ficará mais Caro em 2023; Veja

O brasileiro que paga o aluguel tem que preparar o bolso, em 2023 o valor vai aumentar, segundo o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), embora tenha ficado negativo em 0,97% em outubro, ainda acumula alta de 5,58 . % por 12 meses.

Isso significa que, em 2023, o valor do aluguel pode ser reajustado em mais de 5% em relação a este ano.

Porém, o reajuste será bem menor do que o de 2022, considerando o cenário de 2021 onde a inflação dos aluguéis (IGP-M) aumentou 17,78%.

Porém, não só o aluguel vai pesar no bolso dos brasileiros, outras contas também vão subir.

Contas de luz vão subir

A conta de luz também vai subir no ano que vem, segundo cálculos de pessoas ligadas ao setor, as tarifas de energia elétrica também têm afetado o bolso dos trabalhadores. A previsão para o próximo ano é de reajuste médio de 5%.

Caberá ao consumidor continuar a verdadeira ginástica para economizar energia e não pagar uma conta muito alta. Por outro lado, as medidas tomadas neste ano para mitigar os efeitos do aumento da conta de luz devem permanecer em vigor em 2023, como a devolução dos créditos tributários e a nova contribuição da Eletrobrás.

Outro fator positivo é o período de chuvas, que deixou os reservatórios das hidrelétricas em níveis mais elevados, além de um novo aumento na geração de energia eólica e solar, que possuem uma fonte de energia mais barata em relação às hídricas e térmicas.

IPVA mais caro

Motoristas de todo o país já estão preocupados com o valor do IPVA que terão que pagar no ano que vem. Em 2022 o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aumentou 22% devido a valorização do veículo, porém, em 2023 ainda temos um aumento significativo nos valores tributários.

Antes o motorista pagava menos no IPVA devido à depreciação anual do veículo, mas este ano houve uma valorização, não tanto quanto em 2021, mas teremos um reajuste que vai pesar no bolso dos brasileiros.

As vendas de seminovos aumentaram 8,1% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro.

Em 2023, será incluído um aumento de 8,1% no valor do imposto a pagar no ano seguinte. Com isso, o IPVA continuará caro.

Veja mais: