Os trabalhadores que exercem atividades formais possuem uma série de direitos e benefícios previstos em lei, entre eles o abono salarial PIS/Pasep.
O abono salarial PIS/Pasep é um benefício pago anualmente no valor de um salário mínimo para trabalhadores de baixa renda atuando como uma espécie de 14º salário.
Para ter acesso garantido ao benefício, os trabalhadores devem cumprir requisitos estabelecidos pelo governo federal, portanto nem todos os trabalhadores podem ter acesso ao bônus, mas apenas aqueles que cumprem os requisitos.
Quem receberá o abono em 2023?
No próximo ano, a contribuição salarial será paga aos trabalhadores que realizaram trabalho formal por pelo menos 30 dias em 2021. Os trabalhadores que exerceram a atividade neste ano, por outro lado, devem receber o benefício apenas em 2024.
No entanto, os trabalhadores com carteira assinada em 2021 devem atender aos seguintes requisitos para ter acesso ao abono PIS/Pasep em 2023:
- Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
- Possuir carteira de trabalho há pelo menos 5 anos (quando se faz a carteira é gerado o seu número do PIS);
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2021;
- Os dados devem constar na RAIS (obrigação do empregador de enviar ao governo federal).
Quanto receberei em 2023?
Trabalhadores que trabalharam formalmente em 2021 receberão o salário mínimo válido em 2023 no ano que vem.
Porém, como ainda não foi definido o valor do novo salário mínimo, não é possível confirmar o valor exato que cada trabalhador poderá receber.
Porém, vale ressaltar que o benefício é pago proporcionalmente ao número de meses trabalhados no ano-base, por exemplo, quem trabalhou um ano inteiro terá direito ao salário integral.
Os trabalhadores que trabalham menos horas receberão uma parte pro rata. O cálculo é simples, quando sair o novo valor do salário mínimo, basta dividir por 12 (12 meses em um ano) e multiplicar pelo número de meses trabalhados em 2021, assim será possível saber quanto você receberá em 2023.
Quando começam os pagamentos?
O cronograma de pagamento do PIS/Pasep para o próximo ano ainda não foi definido. A definição é baseada em convênio entre o Ministério do Trabalho e Previdência Social e o Conselho Consultivo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), responsável pela administração dos fundos de benefícios.
A expectativa é que o Ministério da Administração Interna e Comunicações consiga divulgar o novo cronograma de parcelamento em janeiro, como foi o caso deste ano, onde o cronograma foi divulgado em 10 de janeiro.
Vale lembrar que uma vez definido o calendário, os trabalhadores poderão consultar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital se terão direito ao benefício ou não.
Saiba mais:
- PIS/PASEP: Disponível Para 100 Mil Trabalhadores. Veja:
- AUXÍLIO BRASIL: Jovens Podem Ganhar Até R$150 Por Mês
- AUXÍLIO BRASIL: Consulte Quem Recebe Nesta Terça( 22)
- INSS: Aposentadorias Poderão Ter Reajuste De 6%; Confira
- FGTS: Novo saque liberado saiba quem tem direito
- Consignado do Auxílio Brasil: Caixa volta a liberar o empréstimo após suspensão