Os empregados com carteira assinada têm direito ao Abono Salarial PIS/Pasep. Normalmente, o benefício é concedido aos cidadãos legais todos os anos após o cálculo dos dados do ano anterior.
Por exemplo, quem trabalhou pelo menos 30 dias no regime CLT em 2019 recebeu os valores no ano seguinte de 2020. No entanto, o abono salarial não foi liberado no ano passado.
Devido a esta suspensão, houve um atraso em todo o sistema de benefícios. O abono salarial para 2020, que deveria ter sido repassado no ano passado, só foi pago este ano.
Diante das incertezas, muitos trabalhadores acreditavam que o benefício equivalente a 2021 seria pago este ano, mas até o momento não há previsões de pagamento.
Quando os trabalhadores que trabalharam em 2021 vão receber o abono?
Primeiramente, é importante ressaltar que pelo menos três fatores impossibilitam a concessão do complemento salarial do ano-base 2021 neste ano. Veja quais são:
- Falta de verba no orçamento da União;
- Falta de anúncios do governo sobre a possibilidade de conceder outra rodada de ajuda este ano;
- Alteração do cronograma de pagamento do benefício que estabelece que todos os empregados devem receber o benefício no mesmo ano.
Assim, quem trabalhou no ano passado com carteira assinada não receberá o abono salarial até 2023. O valor dos pagamentos deverá ser de R$ 20 bilhões, destinados a cerca de 23 milhões de pessoas.
Mas até o momento não há informações sobre as regras estabelecidas para a recepção. No entanto, é muito provável que eles permaneçam os mesmos.
Quais os requisitos para receber o PIS/PASEP?
Para receber o complemento salarial do ano-base 2021, o empregado deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
- Média de até dois salários mínimos mensais em 2021;
- ter realizado trabalho remunerado para pessoa coletiva em pelo menos 30 dias consecutivos ou não consecutivos no ano base considerado para o cálculo;
- Além disso, a empresa deve ter enviado corretamente os dados do empregado na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).
Como saber se vou receber o valor do PIS/PASEP?
Caso os métodos de consulta não sejam alterados até o próximo ano, o colaborador poderá obter informações das seguintes formas:
- No aplicativo Cartão de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS;
- Na central do Alô Trabalho, número 158.
Além desses métodos, os funcionários podem acessar informações nos canais de atendimento do banco onde recebem o benefício, sendo a Caixa Econômica Federal responsável pelo PIS e o Banco do Brasil administrador do Pasep. Confira:
Para PIS (Trabalhadores de Empresas Privadas)
- No aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da Caixa Econômica;
- Através do telefone de atendimento da Caixa Econômica: 0800 726 0207.
Para Pasep (Servidores Públicos)
- Ligando para a central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (grandes cidades e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (outras cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
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