A Caixa Econômica Federal já está liberando a sétima parcela do Auxílio Brasil em 2022. Este mês, cerca de 18,13 milhões de famílias receberão o benefício de R$ 400.
Mesmo com a aprovação da PEC, que permite o aumento de R$ 200 no Auxílio Brasil e também no Vale Gás, o governo não conseguiu reajustar o benefício para o mês de Julho. Assim, a primeira parcela de R$ 600 deve cair apenas no calendário de Agosto.
A parcela de Julho do Auxílio Brasil foi paga na última segunda-feira (18) aos inscritos no NIS com o final 1. No entanto, algumas famílias se surpreenderam ao acessar o Caixa Tem e constataram que os R$ 400 não haviam sido depositados. O que fazer neste caso se o pagamento não foi creditado na conta?
Crédito do Auxílio Brasil não foi debitado na conta, o que fazer?
Caso o beneficiário não encontre o depósito parcelado do Auxílio Brasil na chegada da data marcada no calendário, há alguns pontos a serem considerados pelo beneficiário.
Primeiramente deve-se verificar se a família está apta a receber a taxa atual do benefício. Isso ocorre porque o Departamento de Cidadania revisa os registros de toda a base de beneficiários do programa todos os meses.
Após o processo de análise, o governo bloqueia o pagamento para as famílias que descumprirem uma regra para receber o benefício, e se a situação persistir, a família pode ser excluída do programa.
Para saber se o pagamento foi aprovado, o beneficiário pode realizar a consulta através do CPF no aplicativo Auxílio Brasil. O aplicativo do programa informa sobre o status de desempenho – se a conta está aprovada ou bloqueada -, a visão geral do pagamento das parcelas anteriores, os valores e o calendário dos próximos depósitos.
Por outro lado, se pelo aplicativo consta que o benefício será liberado para pagamento, a família não identificou o depósito na data especificada, então é necessário verificar se o dinheiro não foi creditado em outras contas.
A maioria das famílias recebe o Auxílio Brasil em uma caderneta de poupança digital no Caixa Tem. Segundo o banco, o dinheiro chega na conta nas primeiras horas da manhã e o saque do benefício deve estar pronto para realizar no Caixa Tem até as 9h.
Além do Caixa Tem, as parcelas do Auxílio Brasil também pode ser sacadas com o antigo cartão Bolsa Família e o Cartão Cidadão.
Caso não confirme o depósito de R$ 400 em qualquer uma das contas, o beneficiário deverá entrar em contato com uma agência da Caixa ou uma central de atendimento do CadÚnico ou Auxílio Brasil de sua cidade. As dúvidas também podem ser esclarecidas ligando para o número 121 do Ministério da Cidadania.
Auxílio Brasil bloqueado, como reativar os pagamentos?
Na maioria dos casos, a Dataprev e o Ministério da Cidadania bloqueiam o pagamento quando são encontradas discrepâncias entre as informações fornecidas pela família no Cadastro Único e dados de outras bases de dados do governo.
Nesse caso, quando o cadastro for atualizado e os problemas pendentes resolvidos, a família volta a fazer parte do público beneficiado pelo programa, mantendo as regras para o recebimento do Auxílio Brasil.
Para atualizar as informações da família, o responsável deve recorrer ao setor de atendimento do CadÚnico com os seguintes documentos:
- CPF ou Título Eleitoral do Representante da Família;
- Documento de identificação de cada membro da família (preferencialmente CPF);
- Comprovante de Residência;
- Certificados de matrícula para crianças e jovens (se houver).
Quanto tempo demora o processo de análise?
Após a atualização do cadastro, a Secretaria de Cidadania e a Dataprev farão uma verificação do cadastro familiar para garantir que não haja mais informações conflitantes e que o beneficiário esteja em conformidade com as regras de elegibilidade dos programas.
A solicitação será analisada pela área responsável pelo programa e em até 30 dias a família deverá receber uma resposta para saber se pode receber novamente o Auxílio Brasil.
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