Confira essas 5 dicas que vão te ajudar muito no seu primeiro passo no mundo dos Investimentos.
1. Tenha um objetivo para Investir;
Para começar a investir seu dinheiro, você deve primeiro definir uma meta, ou seja, por que você quer investir? Talvez você queira ganhar uma renda extra, economizar algum dinheiro para uma determinada compra ou até mesmo uma viagem.
Estabelecer uma meta determinará seus investimentos, seu tipo de investimento e também onde você investe seu dinheiro!
2. Crie o seu Perfil de Investidor;
Em seguida, definir seu perfil de investidor também é muito importante. Geralmente existem dois tipos de investidores: conservadores e moderados.
Os conservadores buscam investimentos mais seguros sem correr muitos riscos. No entanto, esse tipo de investimento tende a apresentar um retorno menor, porém mais confiável.
Os moderados tendem a optar por investimentos que apresentam maior risco, mas que consequentemente, podem gerar um retorno financeiro maior.
Lembre-se que aqui não existe certo ou errado, existem apenas 2 abordagens diferentes para diferentes perfis de investidores.
3. Começe Investindo pelo Simples;
Para iniciantes, é melhor começar com o simples, com uma renda estável. As participações exigem mais conhecimento especializado do investidor e também estão associadas a um risco maior. A renda variável é, portanto, uma opção para iniciantes que deve ser considerada com algum cuidado e requer mais atenção e estudo.
A renda fixa facilita e garante o retorno. Os investimentos de renda fixa utilizam 3 tipos de taxas de juros:
– Prefixo: Neste caso, a taxa de juros é fixada no momento da aplicação, ou seja, .Você pode determinar imediatamente os valores que receberá no futuro;
– Pós-fixado: neste caso a taxa de juros está atrelada a um índice que pode mudar ao longo do tempo, o que significa que os valores a serem recebidos também irão variar;
– Híbrido: Por fim, este tem um pouco de cada, ou seja, H. parte do pedido tem taxa pré-determinada e outra parte tem taxa pós-determinada.
4. Tenha uma Reserva de Emergência;
A reserva de emergência também é essencial para quem não quer atracar! O valor recomendado pelos especialistas é no mínimo um valor que cubra pelo menos 6 meses do total de suas despesas mensais. Nunca se sabe quando o imprevisto vai acontecer e por isso a reserva de emergência é tão importante. Em casos como doença familiar, desemprego ou até mesmo um acidente, algumas economias podem fazer toda a diferença.
No entanto, se você deseja investir, é aconselhável investir sua reserva de emergência em investimentos com liquidez diária, curto vencimentos e fácil resgate. Desta forma, você não terá problemas quando precisar resgatar o dinheiro!
5. Diversifique os seus Investimentos;
Afinal, diversificar seus investimentos faz toda a diferença! Como em qualquer coisa na vida, colocar todas as suas fichas em apenas um negócio é muito arriscado, e o mundo dos investimentos não é diferente. Mesmo que seu tipo de investimento seja muito seguro e lucrativo, diversificar sua carteira de investimentos lhe dará maior segurança e melhores retornos.
Veja mais