loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Aposentados deverão Fazer Prova de Vida em 2023

Suspensa até dezembro de 2022, a prova de vida para aposentados e aposentados retornará no ano que vem, mas a responsabilidade pela prova será do próprio INSS.

Isso porque, a partir de 2023, o INSS fornecerá comprovante de vida com base no cruzamento de informações para confirmar que o beneficiário está ativo. Essa travessia é considerada prova de vida como: carteira de vacinação, consultas ao sistema único de saúde, comprovante de votação em eleições e emissão de passaporte e outros documentos.

[sibwp_form id=2]

Somente se não for possível essa comprovação de vida, o beneficiário será informado da necessidade de comprovação de vida, preferencialmente por meio eletrônico. A responsabilidade pela prova de vida é do INSS.

Se o INSS não puder Fornecer o Comprovante?

Caso o Instituto não possa fornecer esse comprovante, o beneficiário será informado da necessidade de comprovação de vida.

Atualmente, esse procedimento pode ser realizado sem a presença presencial: o beneficiário pode fornecer comprovação de vida por meio de biometria facial usando a câmera do celular e o aplicativo Meu INSS.

A renovação de senhas e comprovantes de vida aconteciam anualmente nas instituições financeiras beneficiárias. O procedimento foi realizado presencialmente por meio da apresentação de carteira de identidade com foto a um funcionário ou por biometria nos terminais de autoatendimento. 

Desde 2020, os segurados também podem fornecer provas de vida usando biometria facial. O procedimento é realizado por reconhecimento facial com a câmera do celular do cidadão do aplicativo.

O serviço está ativo e pode ser acessado a qualquer momento.

Veja o que é sucesso para Aposentados e Pensionistas: