loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Novos Grupos Terão Benefícios Cancelados por Pente Fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que vai fiscalizar todos os beneficiários, sejam pensionistas ou aposentados. A prática não é nova, a autoarquia costuma realizar esse “pente fino” regularmente para confirmar que os brasileiros cadastrados ainda têm direito aos benefícios que recebem mensalmente.

[sibwp_form id=2]

O anúncio foi feito por meio do Diário Oficial da União em 22 de setembro de 2022. O INSS definiu grupos focais para fazer uma revisão, o que pode causar a suspensão da concessão do auxílio caso a instituição encontre alguma discrepância nos documentos.

Os beneficiários de benefícios contínuos em dinheiro (BPC), auxílio-doença e pensão por invalidez correm o risco de não serem pagos. A condição é que demonstrem o preenchimento das condições necessárias para a permanência no grupo de beneficiários.

como comprovar aptidão para receber auxílio doença?

A revisão dos beneficiários do INSS informa aqueles que não são examinados há mais de seis meses. Serão dispensados ​​os beneficiários de pensões por doença e invalidez e que não tenham consulta médica ou de reabilitação. Somente no caso de pensão por invalidez, se a documentação não for processada, o pensionista corre o risco de poder trabalhar novamente.

Como comprovar aptidão para receber o BPC(Benefício de Prestação Continuada)

Diferentemente de uma pensão, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não é previdenciário, mas assistencial. Para esse grupo de beneficiários, o INSS pretende analisar todos aqueles que estão sem perícia há mais de dois anos. Atualmente, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício da autoarquia.

Como será a revisão dos beneficiários do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por notificar os beneficiários de que seus cadastros serão revisados. A comunicação pode ocorrer por meio de correspondência, mensagem de texto para celular (SMS) ou notificação no aplicativo ou site do Meu INSS.

Veja mais novidades na internet: