loader image
Pular para o conteúdo

INSS confirma pagamento de ABONO EXTRA em Novembro

No mês de novembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará abono extra no valor do 13º salário a um grupo de segurados que não participou dos adiantamentos no ano determinado, confira no artigo a seguir quem vai receber.

Por conta da pandemia de Covid-19, o governo federal criou um programa de renda e oportunidade com medidas para injetar dinheiro na economia prejudicada pela pandemia. Uma dessas medidas foi o adiantamento do 13º salário dos pensionistas e pensionistas do INSS.

[sibwp_form id=2]

Antecipação do Abono extra do 13º salário para segurados do INSS

Em 17 de março de 2022, o presidente Jair Bolsonaro assinou o Decreto 10.999, que possibilitou a previsão de contribuição extraordinária para os segurados do INSS.

Após a assinatura do decreto, em 22 de março, o Diário Oficial da União publicou o REGULAMENTO DIRBEN/INSS nº 1.002, que formalizou o adiantamento do 13º salário.

O pagamento foi dividido em duas prestações, cada uma das quais cobriu 50% do valor da prestação do seguro. A primeira parcela foi paga entre 25 de abril e 6 de maio, e a segunda parcela foi paga entre 25 de maio e 7 de junho.

Ou seja, para quem recebe o salário mínimo, que atualmente tem o valor de R $1212. Em cada parcela, recebeu um adicional de R $606, totalizando R $1.818 nas datas de recebimento das provisões extraordinárias.

Pagamento do abono extra para grupo que não participou do adiantamento

Como dito no começo do artigo, um grupo ficou de fora do adiantamento do abono extra. Desse modo, segundo à PORTARIA DIRBEN/INSS Nº 1.002 no Artigo 4º. Os segurados que tiveram o benefício concedido após o mês de maio de 2022, vão receber o 13º salário em parcela única junto com o benefício de Novembro.

Quem ganha o salário mínimo (R $1.212) receberá, assim, um total de R $2.424 com o pagamento do auxílio extraordinário em uma única parcela.

Calendário de Pagamentos do 13º salário em parcela única

Assim, os pagamentos ocorrerão em duas etapas, começando pelos segurados que recebem um benefício de até um salário mínimo. Depois disso, começa o pagamento para os segurados que recebem mais do que o salário mínimo de benefício.

Os pagamentos começam em 25 de novembro e terminam em 7 de dezembro. Para verificar a data de pagamento, basta saber o número do seu cartão de benefício do INSS. Os dados serão assim separados pelo número final do cartão antes do dígito.

Confira o calendário oficial a seguir:

inss
Veja mais novidades na Internet: