loader image
Pular para o conteúdo

É aposentado? Saiba como usar o cartão de crédito consignado do INSS

Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – como aposentados e aposentados – podem aproveitar o 5 aumento de margem contributiva em uma nova modalidade de crédito, o cartão de benefício contributivo.

Essa é mais uma opção de crédito para esse público, abrindo a possibilidade de completar e financiar bens, despesas com serviços e sacar parte do limite do cartão. Assim como o conhecido cartão de crédito consignado, até 5 dos meses de ganhos podem ser vinculados ao novo cartão e o pagamento será feito via desconto em folha de pagamento, explica Luciano Freitas, CMO da BX Blue, startup especializada em comparação de folha de pagamento.

[sibwp_form id=2]

Quais Benefícios é possível ter com o Cartão de Crédito Consignado do INSS?

Além de compras, financiamentos e saques, o novo cartão dá direito a descontos em redes de farmácias conveniadas. Outro ponto importante a ser observado é que, na contratação, é obrigatório o auxílio funeral, seguro de vida e abatimentos para beneficiários sem limite de idade.

O cartão de benefícios consignados está em vigor desde 18 de março, quando entrou em vigor temporariamente após a publicação da medida provisória 1.106/2022, que elevou a margem social para 40 do convênio do INSS.

Em 4 de agosto, a liberação do cartão tornou-se definitiva com a Lei 14.431, que também aumentou a margem alocável dos beneficiários para 45 e ampliou a margem em 5 para uso exclusivo do novo produto. Até então, os beneficiários tinham que escolher entre usar o 5 com cartão de crédito consignado ou cartão de benefício consignado, comenta Freitas.

É importante ressaltar que a regulamentação permite a oferta do cartão de benefício consignado para instituições financeiras e previdência privada fechadas que já exerçam atividade de consignação em folha de pagamento. No entanto, as instituições têm liberdade para oferecer o produto, que está em fase de testes, comenta.

inss

O empréstimo salarial é o tipo de empréstimo com a menor taxa de juros do mercado. Portanto, para quem precisa de um dinheiro extra, essa é a opção mais barata, principalmente quando se compara as taxas do cartão de crédito tradicional. Mas para descobrir se esta é a melhor opção, é importante pesar o que é prioridade, qual é o orçamento e como será com qualquer dívida potencial. E isso é diferente para todos.

Freitas comenta que o cartão de franquia ainda é uma opção de crédito e, como todo crédito, é um compromisso de longo prazo. O primeiro passo para evitar dificuldades financeiras é avaliar a real necessidade do contrato e depois avaliar se a dívida não está ameaçando os gastos básicos, diz.

Veja mais novidades: