Recentemente, novos valores estão sendo disponível para beneficiários do INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social). Esse Auxílio proporciona uma ajuda financeira que complementa a renda para aqueles que precisam, seja para compra de produto ou até mesmo serviço,e também para pagar despesas.
Se você é um beneficiário do INSS e tem necessidade de um empréstimo, é necessário analisar se cumpre os requesitos exigidos para que possa receber o auxílio e, caso preencha os requisitos, saiba como solicitá-lo. Veja todos detalhes abaixo.
Empréstimo consignado do INSS
Atualmente, o INSS estabeleceu um limite máximo para as taxas de juros usadas nos empréstimos consignados oferecido aos seus beneficiários. De agora em diante, as instituições financeiras não poderam cobrar juros acima de 1,97 ao mês. Porém, os beneficiários tem ainda a possibilidade de escolher qual banco deseja solicitar o emprétimo.
O empréstimo consignado é uma categoria de crédito somente para os beneficiários do INSS, onde o alor do empréstimo vem sendo descontado na folha de pagamento do benefício. Isso demonstra que o segurado não têm de se preocupar com a dívida pois ela é paga ativamente.
No momento, a taxa de juros para o empréstimo consignado é de 1,97%, enquanto a margem consignável- é de limite máximo de descontos mensais- que é cerca de 45%. Sendo deste total, 35% é atribuído ao empréstimo, e 5% para o cartão benefício e os outros 5% se destina para o empréstimo consignado. Além do que, os beneficiários podem escolher em pagar a dívida em sete anos ou seja, 84 meses.
Como fazer para solicitar?
Para fazer um empréstimo consignado, é preciso que o beneficiário tenha essa função desbloqueada no app do Meu INSS. Para essa finalidade, basta acatar alguns passos. Primeiro, entre no aplicativo e faça o login com sua conta Gov.br. Prontamente , clique em “Novo pedido” selecionando a opção “Bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”. Por fim escolha “Desbloquear” e veja as regras e os pré-requisitos antes de seguir em frente.
Em seguida, é só enviar os documentos e preenchidos com as informacões necessárias. Veja que ao confirmar um endereço de e-mail esteja válido para que possa receber as informações de sua petição. Tendo também outra alternativa de ligar para 135 para estar fazendo o desbloqueio. Não esqueça que o INSS que pode levar até um mês para liberar seu empréstimo.
Depois de ser aprovado, o beneficiário pode optar pelo banco em que deseja fazer seu empréstimo, avaliando as melhores condições que cabem em seu bolso. Logo depois, basta verificar a oferta que melhor lhe convém para fazer o pagamento e sendo assim comparecendo ao banco de sua escolha munido de documentos que é essencial para dar término em seu processo.
Gostou dessas dicas? Então veja mais: