Quem quiser se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve contribuir mensalmente. Portanto, respondo à pergunta, não é possível se aposentar sem contribuições.
Existem requisitos que permitem a concessão da pensão, como idade e tempo de contribuição.
Quem nunca contribuiu com o INSS pode solicitar o benefício de prestação continuada (BPC/Loas). Lembre-se que o BPC não é uma pensão, mas um benefício social.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei de Bases da Assistência Social – LOAS, permite que uma pessoa receba o valor de um salário mínimo por mês. Você deve ter mais de 65 anos para se qualificar. Pessoas com deficiência de qualquer idade também são elegíveis.
As pessoas com deficiência devem demonstrar que sua deficiência causa uma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com consequências por pelo menos 2 anos) que as impede de participar plena e efetivamente da sociedade, em condições de igualdade. termos com os outros.
Lembre-se que não é necessário contribuir com o INSS para ter direito ao BPC. A pessoa que recebe o benefício, portanto, não terá direito ao 13º salário e não deixará pensão funeral.
Para ser elegível ao BPC
Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo.
As pessoas com deficiência, além da renda de acordo com o requisito estabelecido, também passam por uma avaliação de saúde e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada, você e sua família devem estar inscritos no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes de solicitar o benefício.
Como fazer login?
A solicitação do BPC é realizada por meio dos canais de atendimento do INSS – por meio da ligação 135 (fixo gratuito) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.
Você também pode entrar em contato com a Administração do Seguro Social (APS), se desejar.
O cidadão também pode procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência para tirar dúvidas sobre os critérios de acesso ao benefício e a renda familiar, além de receber instruções sobre como se cadastrar e solicitar o BPC .
Requisitos principais
São elegíveis ao BPC brasileiros, natos ou naturalizados, e pessoas de nacionalidade portuguesa que comprovem residência no Brasil.
- A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo e o benefício pode ser recebido.
- Idoso com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
- Pessoa com deficiência de qualquer idade.
Incapacidade significa uma condição que representa uma incapacidade de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com várias barreiras, pode impedir ou impedir a participação plena e efetiva de um pessoa na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Veja mais novidades. na internet:
- Auxílio Brasil: Veja o Calendário de Pagamento
- INSS: Aposentadoria deve sofrer mudanças em 2023
- INSS: Revisão Da Vida Toda Para Aposentados É Julgada Pelo STF
- BPC LOAS:Crianças podem receber benefício de R$ 1.212
- INSS: Nunes Marques Vota Contra “Revisão Da Vida Toda”; Veja
- Auxílio Brasil: Caixa Limita Liberação Do Empréstimo Consignado