loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Prazo para reativação do BPC bloqueado será de 30 dias

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criou regras e uma tarefa especial no Meu INSS para atender os pedidos de reativação do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que foram suspensos ou bloqueados por falta de atualização no CadÚnico (Cadastro Único). O prazo para o servidor dos institutos responderem ao pedido e regularizar a situação é de 30 dias.

O CadÚnico é o cadastro federal que contém informações sobre a renda e a situação social de cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade. A filiação é um dos requisitos para ter direito ao BPC, que paga um salário mínimo (R$ 1.212) aos cidadãos que nunca contribuíram para o INSS, mas possuem renda de até um quarto da renda mínima por pessoa da família (R$ 303 este ano) e são idosos ou deficientes.

Como solicitar a reativação do BPC?

As novas regras para reativação do BPC e o prazo de 30 dias para regularização do pedido constam na portaria 1.022, publicado no início deste mês. De acordo com o documento, a reativação do benefício deve ser solicitada remotamente, pelo telefone 135 ou junto aos órgãos da Previdência Social. 

Na central 135, aberta de segunda a sábado das 7h às 22h, o segurado deve notificar que se trata de solicitação de reativação do BPC após atualização dos dados do CadÚnico. Se você deseja um atendimento personalizado, deve agendar um horário com uma agência por telefone ou via 135 ou via Meu INSS. Nesse caso, o segurado deve indicar que deseja marcar um atendimento específico.

De acordo com o regulamento, para todos os casos, a tarefa de reativação do BPC será criada após a atualização do CadÚnico. Quando este procedimento é aberto, o servidor tem 30 dias para responder à solicitação do segurado e atualizar o CNIS (Cadastro Nacional de Dados Sociais) com as informações do cadastro único. 

Em nota, o INSS comunica que também é possível reativá-lo através do Meu INSS. Para isso, o Segurado deve primeiro procurar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e depois acessar o Meu INSS e solicitar a reativação do benefício

Revisão do BPC ocorre a cada 2 anos pelo INSS

Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), o BPC é um benefício que é revisto a cada dois anos e que pode ser suspenso ou bloqueado caso os dados do segurado não sejam atualizados no CadÚnico. 

Nesses casos, o cidadão deve regularizar a situação em um CRAS e, em seguida, comunicar ao INSS que seus dados na lista federal estão atualizados. O não cumprimento deste procedimento pode encerrar o benefício. Para recuperar a renda é necessário solicitar um novo BPC.

https://beneficioja.com.br/beneficios/auxilio-caminhoneiro-comeca-em-agosto/

Como saber se é necessário atualizar os dados no CadÚnico?

Cidadãos que precisam atualizar seus dados no CadÚnico são alertados pelo governo sobre o retorno da verificação cadastral após a paralisação da pandemia por dois anos. Eles receberão uma mensagem em casa, pelo correio ou no momento em que receberem o benefício. 

A revisão foi retomada a partir da segunda quinzena de Maio e pretende atingir cerca de 8 milhões de cidadãos que recebem os benefícios do Governo Federal.

Em nota, o INSS informa que 982 serviços foram suspensos porque o CadÚnico não foi atualizado. Em maio eram 5.500. São hoje 4,7 milhões de cidadãos com o BPC com cadastro devidamente atualizado. A agência também deixa claro que o serviço de bloqueio não é mais pago por apenas uma competência. A suspensão é um processo que impede a geração de crédito em nome do segurado. 

Continue lendo: