loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Lula afirma que aposentadorias e pensões terão aumento

INSS: A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva traçou novas metas para a proposta de emenda constitucional (PEC) para a transição. Petista estuda a possibilidade de aumentar pensões e aposentadorias do INSS.

Na prática, a equipe de Lula defende a revisão das regras praticadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio de uma nova reforma previdenciária. A primeira reestruturação ocorreu ainda no primeiro ano do mandato de Jair Bolsonaro, reduzindo drasticamente os valores das aposentadorias e pensões.

Informação partilhada por membros do Grupo de Trabalho da Segurança Social diz que o objetivo é aumentar o valor das pensões e anuidades. O futuro governo Lula deve dar atenção especial à aposentadoria por invalidez.

A tendência é que as mudanças nas pensões saiam pela culatra. Na prática, as propostas do futuro governo Lula se aplicariam a todos os segurados que obtivessem benefício após o início da reforma da previdência. Deve-se notar que os reembolsos não seriam pagos.

Por enquanto, não está definido se as mudanças nas pensões e aposentadorias do INSS serão regulamentadas por meio de um projeto de lei (PL) ou de uma proposta de alteração da constituição (PEC).

Se aprovados, os reajustes poderiam reduzir a economia projetada na reforma da Previdência, uma vez que outros gastos retornariam aos cofres do governo.

Futuro das aposentadorias e pensões no governo Lula

Hoje, o benefício por morte é igual a 50% do valor do benefício mais 10% por dependente. Com a proposta do governo Lula, a taxa fixa subiria para algo entre 70% e 80%, enquanto os 10% por dependente seriam mantidos.

A pensão por invalidez voltaria a ser paga integralmente. Após a reforma da previdência, o valor pago é de 60% da contribuição média mais 2% a cada ano além de 15 anos de seguro.

Além dessas mudanças, um documento que estabelece metas previdenciárias para os primeiros 100 dias de governo Lula também visa diminuir as filas nas agências do INSS. Para isso, além da atualização dos sistemas do instituto, seria aprovado um edital para contratação de mil novos funcionários.

Saiba mais: