O principal requisito para ser beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é ter contribuído com a previdência. Porém, existe um benefício que pode ser concedido para quem que nunca realizou a contribuição.
Para ter direito ao programa, é necessário preencher alguns requisitos. Entenda, a seguir, se você tem o direito de solicitar o pagamento do INSS.
Benefício para quem nunca contribuiu com o INSS: como conseguir?
O INSS é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, pensões, entre outros. A concessão desses pagamentos é feita, geralmente, baseada em contribuições que o trabalhador realiza no decorrer da vida ao Instituto.
Porém, o benefício que vamos explicar é para aquelas pessoas que, independentemente do motivo, nunca realizaram nenhuma contribuição.
O nome do benefício destinado às pessoas que nunca colaboraram com a previdência é o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Esse pagamento é fornecido pelo Governo Federal, porém, o intermédio é feito pelo INSS.
O valor pago ao beneficiário do BPC é de um salário mínimo vigente, todos os meses.
Quem tem direito?
Confira, a seguir, os requisitos necessários para estar apto a solicitar o Benefício de Prestação Continuada:
- Possuir renda per capita familiar de até ¼ do salário mínimo, que em 2022 é de R$ 1.212;
- Ter 65 anos completos ou mais;
- Possuir alguma deficiência que o impossibilite de realizar as tarefas exigidas no trabalho.
Como solicitar?
Se você atende às três regras acima, está apto a realizar a solicitação do benefício. Para isso, basta acessar o site Meu INSS, entrar com seu Login e senha do governo e fazer a solicitação.
Você passará por análise de documentação e o órgão pode solicitar perícia médica a fim de comprovar que as informações de impossibilidade de realização de atividades laborais são verdadeiras.
Por fim, você pode obter mais informações sobre as regras dos benefícios do INSS ligando para 135.
Fonte Original da Notícia: SEU CRÉDITO DIGITAL
Veja mais: