A proximidade do fim do ano gera expectativas quanto ao pagamento do 13º salário. A boa notícia é que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já concluiu os pagamentos do abono natalino para os segurados da autarquia.
Além dos trabalhadores formais, o 13º salário também é pago aos aposentados e pensionistas do INSS. Os pagamentos do abono natalino para este público foram concluídos no dia 7 de dezembro, junto à remuneração mensal do instituto.
Na realidade, o 13º salário do INSS de 2022 foi antecipado nos meses de abril a junho. A medida foi adotada no durante a pandemia da Covid-19 e mantida pelo Governo Federal nos anos subsequentes como uma forma de amparar este público diante das limitações em acumular benefícios.
Na última etapa de pagamento do 13º saláriodo INSS, foram contemplados os segurados que não tiveram a oportunidade de anteciparem o abono natalino. Na prática, o grupo atendido nos meses de novembro e dezembro é composto pelos aposentados e pensionistas incluídos na folha de pagamento da Previdência Social em maio de 2022.
De acordo com o instituto, o 13º salário do INSS será depositado junto com o pagamento do mês de novembro em cota única. Os valores serão proporcionais aos meses em que o segurado começou a receber a aposentadoria, pensão por morte ou outro benefício previdenciário.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS
O 13º salário do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. A exceção fica por conta dos cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Calendário de pagamento do 13º salário do INSS
O calendário de pagamento do 13º salário do INSS é dividido em dois grupos. Os primeiros depósitos serão feitos para os segurados que recebem até um salário mínimo, R$ 1.212. Do dia 1º de dezembro em diante, o abono natalino é liberado para quem recebe acima do piso nacional. Confira!
Até um salário mínimo
- Benefício final 1 – 24 de novembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 – 25 de novembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 – 28 de novembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 – 29 de novembro (terça-feira);
- Benefício final 5 – 30 de novembro (quarta-feira);
- Benefício final 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 8 – 5 de dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).
Acima do piso nacional
- Benefício final 1 e 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 e 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 e 8 – 5 dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 e 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 5 e 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).
Fonte: FDR
Saiba mais: