loader image
Pular para o conteúdo

INSS: Cancela benefícios por motivos incomuns; entenda!

Esse momento requer atenção dos beneficiários do INSS. O Instituto Nacional de Segurança Social cancela prestações por motivos invulgares. Especialistas da Previdência Social usaram um novo recurso para conduzir a análise.

Recentemente, o INSS reforçou as medidas de combate a fraudes e benefícios não autorizados. Um chamado pente fino é realizado mensalmente.

Análise dos Benefícios do INSS para identificar fraudes

Entre as novas medidas tomadas pelo INSS para identificar fraudes em pensões, assistências e pensões, especialistas começaram a examinar as redes sociais dos beneficiários.

A pesquisa nas redes sociais tem como objetivo verificar e determinar se as informações transmitidas ao destinatário estão de acordo com a sua realidade.

Você pode verificar informações sobre renda não declarada, doenças e deficiências não atendidas, entre outros, por meio de postagens. Com a ajuda de trabalhos, o judiciário consegue demonstrar divergências nas informações sobre os beneficiários nos processos.

Entenda como os benefícios estão sendo cancelados

As análises de especialistas são realizadas em conjunto. A ação deve acarretar a intimação de pessoas que estejam há mais de um ano sem realizar perícia.

Por causa disso, fotos e postagens de mídia social podem se tornar evidências contra o destinatário na situação. Os benefícios por incapacidade estão entre os principais casos.

É importante ressaltar que não há uso ilegal das informações que o usuário compartilha em suas redes sociais, pois qualquer outro usuário pode ter acesso, inclusive o próprio INSS.

Portanto, para aqueles que recebem benefícios por incapacidade, alguns cargos podem contestar sua situação, como:

  • depressivo em grau profundo em viagem de férias;
  • depressivo que posta regularmente fotos em situações sociais como festas e eventos;
  • beneficiários com doenças cardíacas participando de maratona;
  • beneficiários com problemas ortopédicos em situações de exercícios que ultrapassem os limites de sua capacidade.

Com a comprovação da fraude, o cidadão enfrentará um processo judicial além da perda de benefícios, que pode ou não resultar em prisão, dependendo do caso.

Saiba mais: