Atualmente, o instituto atende 36 milhões de segurados. Ver mais.
INSS: BENEFÍCIOS CANCELADOS! O segurado que já adquiriu direito a um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ter especial cuidado na sua obtenção; porque a agência cancela os serviços injustificados, ação que pode surpreender os destinatários do serviço.
Isso porque o INSS anunciou que vai iniciar uma rotina de cancelamento de serviços injustificados nos próximos 150 dias. Saiba mais abaixo.
Cancelamento de Benefícios do INSS
Como mencionado anteriormente, o INSS anunciou que iniciará uma rotina de cancelamento de benefícios injustificados nos próximos 150 dias. São pagamentos a segurados falecidos ou cujo valor mensal ultrapasse o limite de apuração da contribuição previdenciária. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), esse limite superior é atualmente de R$ 39 mil.
Segundo o próprio TCU, o INSS paga atualmente mais de 8.500 benefícios indevidos a segurados falecidos no último ano. Dessa forma, a autossuficiência deve verificar a competência dos cartórios para enviar os obituários fora do prazo legal; ou mesmo incompletos.
Por isso, o Tribunal de Contas da União encarregou o INSS de implantar um manual para o sistema de pagamento de benefícios (Sispagben). O processo visa equilibrar o fluxo de atividades a serem adotados para solucionar os problemas identificados na folha de pagamento.
Causas da dispensa de benefícios
Existem hoje vários motivos que levam à dispensa de benefícios previdenciários. Em 2021, por exemplo, 5,2 milhões de pagamentos foram suspensos pela Previdência Social, reforçando a necessidade de acompanhar as causas das suspensões ou cancelamentos. E quais são esses motivos? Confira a lista:
- Informação desatualizada do Cadastro Único no caso de Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Se não participar de programa de reabilitação profissional;
- Não comparecimento ao exame médico agendado (e sem motivo justificado);
- Retirada do benefício em até 2 meses (60 dias);
- Continuar exercendo atividade de alta periculosidade ou insalubridade durante a aposentadoria especial;
- Cometer fraude.
Mas não se preocupe, não há necessidade de se desesperar. Porque quem suspendeu ou levantou a reclamação tem, na maioria dos casos, o direito de reverter e regular a situação. Nesse caso, basta entrar em contato com o instituto por meio de um dos canais remotos:
- Site ou Aplicativo Meu INSS
- Central de Atendimento Meu INSS: 135
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