Diante da crise que o país atravessa, o governo federal lançou o Regime de Renda e Oportunidades com medidas para frear o avanço da crise, injetar dinheiro na economia e revitalizar o mercado brasileiro.
Assim, uma das medidas foi a antecipação do 13º salário dos segurados do INSS em 2020 e 2021. Agora, já em 2022, desde que o presidente Jair Bolsonaro assinou o Decreto 10.999 em 17 de março, que também marcou o 13º salário deste ano.
No entanto, a antecipação do benefício trouxe consigo um problema, pois muitos gastam o dinheiro no início do ano. Portanto, chegam de bolsos vazios no final do ano.
Para tentar contornar esse problema, o deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS criou o Projeto de Lei 4367/20 com o objetivo de introduzir o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Isso acabou com a falta de dinheiro no final do ano.
No entanto, o projeto ainda não foi aprovado e está em seu segundo ano na Câmara dos Deputados.
Bancos adiantam o 14º salário INSS
No entanto, muitos bancos já estão adiantando os valores do 14º salário para os segurados do INSS e várias pessoas já estão de olho nesse dinheiro. Vale ressaltar, no entanto, que essa antecipação por parte dos bancos é uma espécie de empréstimo salarial.
Você deve, portanto, pagar também ao banco se o projeto não for aprovado pelo governo federal se a subvenção for realmente liberada. De alguma forma você ainda tem que pagar esse empréstimo. Portanto, é necessário fazer um planejamento para sacar esse dinheiro e é recomendável não fazer esse adiantamento, pois não temos certeza sobre a aprovação do 14º salário.
Veja Mais: