O recadastramento pode ser feito por reconhecimento facial em um aplicativo desenvolvido pelo governo do estado. Procedimento obrigatório novamente após mais de dois anos de suspensão relacionada à pandemia.
A comprovação de vida para pensionistas e aposentados do Rio Grande do Sul voltou a ser obrigatória a partir desta sexta-feira (1º). A atualização dos dados cadastrais dos servidores do governo foi suspensa entre março de 2020 e julho de 2022 devido à pandemia.
A partir de agora, a comprovação de vida poderá ser feita por reconhecimento facial através do aplicativo RS Server. Isso significa que aposentados civis e militares e funcionários públicos inativos não precisam mais apresentar nenhum documento. No entanto, o processo também pode ser realizado pessoalmente em uma agência do Banrisul. Veja abaixo como proceder.
Segundo o ministro da Fazenda e IPE Prev, os aniversariantes de agosto serão os primeiros a retomar o processo.
A prova de vida dura três meses e pode ser feita entre um mês antes e um mês depois da data de aniversário.
Os pensionistas e não trabalhadores cuja rematrícula tenha sido suspensa entre março de 2020 e julho de 2022 estão isentos de prova de vida por este período.
Para renovar o comprovante de vida por meio do reconhecimento biométrico facial, é necessário ser civil ou militar inativo ou aposentado e baixar o aplicativo RS Server.
A carteira de identidade do CPF de 2006 ou posterior ou a carteira de habilitação atualizada também é necessária se os documentos tiverem sido emitidos no estado do Rio Grande do Sul.
Prova de vida pelo APP Servidor RS:
- Baixar/acessar o APP Servidor RS
- Realizar login pelo Gov.BR
- Clicar no botão “Recadastramento”
- Concordar com o termo de uso
- Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)
- Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
- Realizar a validação facial
- Conferir o comprovante do recadastramento
Após o preenchimento do comprovante de vida por meio do aplicativo, o aposentado e o não empregado podem verificar eles mesmos o comprovante de recadastramento no aplicativo a qualquer momento.
Comprovante de Vida Pessoal:
O Comprovante de Vida também pode ser fornecido nas agências do Banrisul por aposentados e inativos que não podem utilizar o aplicativo. O serviço estará disponível para inativos a partir desta sexta-feira (1º) e para aposentados a partir de 1º de agosto.
Aposentados que não puderem comprovar a vida pelo aplicativo Servidor RS e residir em cidades sem agência no Banrisul ou no exterior , consulte o site IPE Prev para mais informações. Pessoas inativas que estejam na mesma situação devem preencher o formulário de atualização de cadastro.