loader image
Pular para o conteúdo

Finanças: Cinco dicas Essenciais para começar a investir na bolsa de valores

O número de pessoas físicas que investem na bolsa continua crescendo: dobrou em 2020 e ultrapassou 3,5 milhões de investidores em 2021. Investir e ganhar uma quantia impressionante de dinheiro é o sonho de muita gente e existem diversos casos de sucesso ou fracassos no mercado financeiro. estradas. Porém, quando se tem o conhecimento, é possível ter uma experiência segura e tangível neste universo – que às vezes parece distante da realidade de muitos.

Técnicas e estratégias podem ajudar a identificar tendências de alta ou baixa nas ações, mas os resultados nunca são garantidos. Por esse motivo, é necessário ter o mínimo de conhecimento para entrar com segurança no mercado financeiro. Aqui estão cinco dicas para começar a investir no mercado de ações.

1. Conheça seu perfil de investidor

O conhecimento sempre começa com nós mesmos e o investimento não é diferente. Primeiro, você precisa entender qual é o seu perfil de investidor. Cada pessoa tem características e capacidades muito diferentes que podem passar por um perfil conservador, moderado ou ousado. Com base nesses modelos é possível saber suas expectativas, tolerância ao risco, se está preparado para situações inesperadas e assim apostar na opção mais adequada.

O perfil do investidor influenciará os tipos de ações que serão compradas. Os investidores que desejam renda mais estável devem buscar ações de empresas de setores menos voláteis, como empresas de infraestrutura. Os mais agressivos podem optar por segmentos com forte sazonalidade, como varejo, companhias aéreas e agências de viagens.

2. Tenha um objetivo claro

Depois de entender até onde seu perfil te permite, você precisa ter um projeto claro do que quer alcançar. Nesse caso, é preciso definir de forma objetiva a finalidade do pedido, como criar filho, viajar, renda futura, pagar estudos, por exemplo. Isso torna o investimento mais realista e, portanto, você pode definir a hora certa de saque, valores etc.

3. Diversifique os investimentos

Esse item é muito importante para garantir a segurança das transações no mercado financeiro, que é bastante dinâmico. Mesmo quem tem muita experiência e usa as melhores ferramentas para observar os movimentos do mercado não consegue prever com 100% de certeza o que vai acontecer no futuro. Nesse cenário, a diversificação de investimentos é uma das principais estratégias à sua disposição para proteger seu portfólio e aumentar suas chances de ganhos. Consiste na construção de uma carteira composta por ativos de diversos tipos e de diversos setores de forma que quando um desses ativos deprecia, a perda é compensada pela valorização do outro.

4. Busque conhecimento sobre Finanças

Conhecimento é sempre bem-vindo. E quando o assunto é mercado financeiro, informação nunca é demais. Ler sobre o segmento e até fazer cursos podem fazer toda a diferença na escolha de um investimento que se encaixe no seu perfil. Antes de se aventurar no mercado financeiro, é importante entender além da rentabilidade e saber também dos riscos.

5. Suporte profissional

Na era das redes sociais e dos influenciadores digitais, é muito comum tomar decisões baseadas em conteúdos da internet. Mas quando falamos de mercado financeiro, é importante lembrar que você não perde dinheiro. Não deixe especialistas que estudam esse segmento há anos fora de suas atividades neste espaço. Um analista de investimentos acompanha o investidor e o ajuda na tomada de decisões sobre seus investimentos monetários. O profissional faz análises aprofundadas de diversos fatores que interferem no desempenho das ações, como conjuntura econômica, balanços das empresas e situação atual do setor, tudo regido por normas legais.

Saiba mais novidades em nosso portal: