FGTS: Ao combinar esses dois métodos de saque, alguns funcionários poderão sacar até R $3.900 de suas contas. Conheça os benefícios e veja se você tem direito.
[sibwp_form id=2]
Em outubro, os trabalhadores com direito ao FGTS poderão sacar o benefício duas vezes. No entanto, neste caso, os beneficiários terão que cumprir os requisitos de diferentes procedimentos.
Ao combinar esses dois métodos de saque, alguns funcionários poderão sacar até R3.900 de suas contas. Conheça os benefícios e veja se você tem direito.
Saque-aniversário do FGTS
Os empregados nascidos em outubro poderão cancelar a data de aniversário do FGTS a partir do dia 03 seguinte. Esse processo saca anualmente parte do saldo disponível nas contas do fundo do trabalhador no mês de seu nascimento. De acordo com os dados, cerca de 21 milhões de trabalhadores aderiram aos saques.
É importante observar que o valor que um funcionário sacará varia de acordo com o saldo disponível em sua conta. Os beneficiários podem resgatar até R $2,9 mil.
Como é opcional, o beneficiário deverá manifestar seu interesse à Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pela emissão, por meio dos seguintes canais de atendimento:
- Aplicativo do FGTS, disponível para celulares Android e iOS;
- Site da Caixa;
- Na agência da Caixa.
Para receber as tarifas ainda este ano, é necessário aderir a esse processo até o último dia útil do mês de aniversário. Isso porque o empregado tem até três meses para retirar o saque.
Saque extraordinário
Os saques não regulares do FGTS são pagos aos 42 milhões de trabalhadores que têm saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia. O valor de resgate desta modalidade é de até R $1.000.
O valor já está disponível para todos os funcionários e pode ser utilizado até 15 de dezembro. Vale ressaltar que os pagamentos são depositados na conta Caixa Tem, a caderneta de poupança digital da Caixa Econômica.
Para consultar as alíquotas do FGTS, o titular pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo do FGTS. Outra forma de verificar a situação é ligar para o 158 ou dirigir-se a uma agência bancária.
FGTS: Veja como solicitá-lo
A retirada de aposentadoria do FGTS é uma opção estatutária, disponível para não funcionários e diretores. O resgate é autorizado mesmo que a aposentadoria seja por invalidez.
Conforme mencionado, o empregado poderá sacar todo o saldo de seu FGTS, mas nos casos em que continuar o vínculo empregatício, terá o direito de sacar os valores mensalmente.
Assim, quando a aposentadoria é habilitada pelo INSS, os sistemas da Caixa liberam automaticamente o valor. Veja como acessar o benefício:
- Acesse o APP FGTS;
- Confira se aparece o CARD informando que “você possui valores liberados para saque”;
- Se tiver, clique no CARD;
- Informe como deseja receber o seu saldo no FGTS. É possível escolher entre: cadastrar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira; ou escolher um dos canais físicos de pagamento CAIXA;
- O valor será direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis da solicitação.
Como Acessar pelo Aplicativo
Nos casos em que o CARTÃO não parece indicar que possui valores a serem utilizados no FGTS, será necessário solicitar através do próprio aplicativo do Fundo Garantidor, veja os passos abaixo:
- Acesse o APP FGTS;
- Clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Aposentadoria”;
- Leia as condições necessárias para o saque e clique em “Solicitar Saque FGTS”;
- Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer banco;
- Envie os documentos exigidos;
- A CAIXA irá validar os dados e caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.
Veja mais novidades:
- INSS: Decisão Estratégica Para Mudanças nos Benefícios ainda Este Ano
- Auxílio Brasil: Dataprev disponibiliza consulta para quem recebe em setembro
- INSS: Valores Definidos para a Aposentadoria 2023
- Auxílio Emergencial: Consulta das parcelas retroativas ainda estão abertas pela Dataprev
- INSS: Atrasados de até R$ 72.720 para Pagamentos a Segurados
- Aposentados e Pensionistas do INSS vão receber R$ 1,4 bi em atrasados; Veja se você está na lista
- INSS: Decisão Estratégica Para Mudanças nos Benefícios ainda Este Ano
- INSS: Valores Definidos para a Aposentadoria 2023