Os aposentados têm a possibilidade de visualizar os valores pagos em empréstimos consignados e as taxas de juros desses produtos. Se for determinado que uma taxa não razoável foi cobrada, eles também podem recuperar os valores.
Esses valores a serem recuperados fazem parte dos valores liberados pelo Banco Central. Essa é uma ótima oportunidade, pois esses erros de cobrança de taxas de empréstimos consignados não são tão incomuns quanto você pensa.
Mas muitas pessoas, principalmente aposentadas, muitas vezes não sabem como acessar, ver e resgatar os valores que são seus. Confira abaixo como acessar e resgatar qualquer valor a ser pago:
Como consultar os saldo de Empréstimos Consignados ou outros:
O Banco Central criou uma plataforma onde os cidadãos brasileiros podem ver os valores a serem pagos. Esses valores podem incluir, mas não estão limitados a, saldos de contas encerradas, sindicatos não resgatados, taxas de empréstimos salariais cobradas indevidamente e valores de empréstimos consignados.
As consultas foram divididas em duas fases para não sobrecarregar o sistema. A primeira fase já terminou, a segunda começaria no dia 2 de maio. No entanto, devido à greve dos servidores do banco central e também à manutenção, o sistema ainda não está disponível para realizar a consulta. Portanto, não há previsão de nova data para a realização da consulta.
Há também uma inovação nas consultas deste ano. Acontece que o resgate pode ser feito no mesmo dia. Anteriormente, o sistema mostrava uma data de resgate diferente.
O sistema de consulta criado pelo Banco Central é o “Valores a Receber”. Para consultar, basta clicar aqui. Tenha em mente que ele não está disponível para suspensão até então. Para fazer o saque, você deve estar cadastrado na plataforma gov.br.
Além disso, o selo deve ser de prata ou ouro. Caso contrário, não há como obter os valores. Caso o cidadão não possua esses selos, pode adquiri-los através da plataforma federal.
Como conseguir os selos de Prata ou Ouro:
Para Prata:
- Por validação facial através do aplicativo gov.br para que a foto possa ser analisada nos bancos de dados da CNH;
- Através da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking dos bancos credenciados ( Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicoob, Banestes).
- Através da validação das credenciais de usuário e senha do SIGEPE para funcionários federais.
Para Ouro:
- Por validação facial através do aplicativo gov.br, para que a foto do destinatário possa ser analisada com os fundamentos da justiça eleitoral;
- Através da validação de dados com certificado digital (compatível com ICP-Brasil).