loader image
Pular para o conteúdo

Depois de congestionamento histórico na rede, “Bitcoin original” ressurge e dispara 25%

O Bitcoin está enfrentando um momento bastante único na história, a rede está congestionada e existem mais de 400 mil transações pendentes aguardando confirmação. O número é histórico, e o motivo também é único. Mas o movimento não alegra alguns, e uma rede “original” da criptomoeda sobe 25% nesta terça-feira, dia 9.

Esse congestionamento é o resultado da implementação dos BRC-20, tokens fungíveis na rede Bitcoin. Na realidade, tudo começou com a implementação dos Ordinals, NFTs da rede da maior criptomoeda em valor de mercado.

O protocolo Ordinals já havia causado um “rebuliço” na rede após permitir a criação de NFTs. Mas agora, com o padrão BRC-20, criado por usuários da rede, é possível a emissão e a transferência de tokens fungíveis no Bitcoin.

O BRC-20 é uma forma experimental de permitir a cunhagem e transferência de tokens no Blockchain da criptomoeda. O mesmo acontece com o ERC-20 na rede Ethereum.

Bitcoin SV; rede “original” sobe 30%

Um movimento que parece estar ligado a esse movimento do Bitcoin é a especulação sobre o BSV (Bitcoin Satoshi’s Vision), que aumentou cerca de 25%, a US$ 38 hoje. O Bitcoin SV é uma bifurcação da rede, antes das atualizações que possibilitaram a implementação de NFTs e tokes, a taproot.

Importante lembrar, que não é a respeito de um recorde de preço. Longe disso. Na verdade, a maior cotação já atingida pelo Bitcoin SV foi de US$ 491,64 no mês de abril de 2021. Desde então, a criptomoeda apresenta uma desvalorização percentual de mais de 90%.

De acordo com a documentação oficial do projeto, o Bitcoin SV procura ser versão mais límpida e original do que a criptomoeda idealizada em 2008, pelo criador anônimo, Satoshi Nakamoto.

O Bitcoin SV está comprometido em avançar o protocolo Bitcoin enquanto se adere às definições do white paper original de Satoshi Nakamoto. O Bitcoin SV é mantido sob a governança de uma associação sem fins lucrativos chamada de Bitcoin Association, situada em Zug, na Suíça”,diz.

A novidade que está mexendo com a criptomoeda não agradou muito aos investidores e entusiastas, e a especulação para o BSV pode ser neste sentido, a antecipação diante de um possível cenário onde “os incomodados que se mudem”.

A grande maioria dos que não gostaram da novidade, denominados de maximalistas, acreditam que a criptomoeda é a única moeda que possui valor no mercado, e de fato descentralizada e com fundamentos sólidos.

Há 105 projetos de bifurcação da criptomoeda no total. Para o site “forkdrop.io”, desse número, 74 são considerados projetos ativos relevantes. Os restantes são considerados históricos e não relevantes. Alguns deles não estão mais ativos, e outros caíram em desuso por causa do mau funcionamento da rede.

Veja mais no Benefício Já: