Na última terça-feira, 22 de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que eleva para 45% o valor máximo do crédito consignado permitido aos servidores públicos federais. Dos 45% aprovados, 5% serão destinados ao pagamento de despesas feitas com cartão de pagamento e outros 5% ao cartão de benefícios salariais, produto até então disponível apenas para aposentados do INSS.
Antes, o limite era de 35%, para empréstimos com desconto salarial de 30% e para cartões de crédito de 5%. Esta regra se aplica a militares, servidores públicos federais e aposentados.
Segundo Gustav Gorenstein, cofundador da BX Blue, fintech online de empréstimo consignado, essas mudanças já eram esperadas pelo mercado tendo em vista o cenário político instável e o alto endividamento das famílias brasileiras.
“Com juros mais baixos, o empréstimo consignado pode ser um aliado no planejamento financeiro e permite que as pessoas realizem projetos pessoais sem comprometer o equilíbrio das finanças.. Esperamos que o Congresso de fato aprove o aumento da margem transferível, como já o fez para aposentados e pensionistas do regime geral”, Comenta Gorestein.
Agora, a medida provisória aprovada pelo relator Alberto Neto (PL-AM) ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal e deve ser aprovada por maioria simples antes de virar lei.
O BX Blue é uma fintech de crédito consignado criada para auxiliar pensionistas e aposentados do INSS e servidores públicos federais.
Veja mais novidades na internet:
- AUXÍLIO BRASIL É Liberado Para Penúltimo Grupo Nesta Terça (29
- INSS: Calendário De Novembro Já Tem Datas Definidas; Veja
- INSS: Como Fazer A Prova De Vida Pelo Aplicativo Meu INSS?
- Caixa Libera: Empréstimo de até R$ 4,5 mil pelo Aplicativo
- EMPRÉSTIMO CONSIGNADO BPC: regras, valores e solicitação
- 13º do Auxílio Brasil já possui um calendário de pagamentos?