De acordo com o Ministério da Cidadania, os empréstimos contraídos entre 10 de outubro e 1º de novembro serão descontados da folha de pagamento do Auxílio Brasil. Além disso, todos os beneficiários devem receber um aviso informando que a redução se aplica à parcela do empréstimo consignado.
Já a Caixa diz que os descontos estão de acordo com o cadastro dos bancos no Dataprev. Tanto o Ministério quanto a Caixa justificam que, de acordo com o regulamento, o primeiro abatimento ocorrerá no primeiro mês após o envio das informações pelas instituições.
Como é possível fazer a contestação do desconto?
Se você recebeu um desconto irracional no Auxílio Brasil, saiba que é possível contestá-lo. Os beneficiários podem entrar em contato com a instituição onde foi feito o empréstimo. Ou é possível registrar uma disputa no site Consumidor.gov.br
Caso o beneficiário não reconheça o empréstimo consignado, a Caixa orientará a pessoa a entrar em contato com o banco onde o contrato foi assinado para verificação. Informações sobre a instituição podem ser obtidas no Ministério da Cidadania pelo número 121. Qualquer reclamação de pagamento de empréstimo pode ser feita no mesmo número.
Se o contrato de empréstimo foi feito na Caixa, é preciso ir até a agência com o CPF e um documento com foto.
Liberação do consignado do Auxílio Brasil tem falhas
O início da liberação do empréstimo do Auxílio Brasil foi marcado por muitas reclamações sobre empréstimos cancelados, além de atrasos na liberação do dinheiro. Ao mesmo tempo, houve reclamações sobre a cobrança de taxas adicionais, além de erros causados pela sobrecarga dos sistemas da Caixa.
Segundo Paola de Carvalho, da Rede Brasileira de Renda Básica, há uma grande preocupação com o número de famílias que informam que não receberam o dinheiro do empréstimo e que estão recebendo a redução estipulada na declaração.
Com efeito, o realizador recolhe as notícias para decidir como agir. Uma opção é ligar para a Defensoria Pública.
“Mas vai demorar um ano, um ano e meio para as pessoas serem indenizadas. Isso me incomoda”
E embora seja recomendável ligar para o 121 para registrar uma reclamação, Carvalho diz que as pessoas não estão obtendo uma resposta. Indo para a agência também foi ineficaz. “Eles falam para você olhar o requerimento ou procurar o CRAS, o que é um absurdo porque não são eles que providenciam o pagamento dos salários.
Concluindo, é importante mencionar que a regulamentação do crédito consignado visava que o banco informasse os clientes sobre as condições do empréstimo de forma bastante compreensível. No entanto, Carvalho acusa que a realidade é outra: “É muito confuso”, diz. “Deveria estar escrito que o crédito do benefício seria descontado a partir daquele dia, e nada aconteceu”, diz Carvalho.
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