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Cartões de Crédito: Bancos podem Diminuir o meu Limite?

Os cartões de crédito são vistos como um grande tabu para milhões de brasileiros, afinal, ele tem suas vantagens, como a possibilidade de comprar bens ou serviços e pagar no mês seguinte, ou ainda parcelar um item mais caro, tais bens preços acessíveis.

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No entanto, assim como o cartão de crédito tem suas vantagens, também existem desvantagens, que incluem o descontrole financeiro e a dependência do uso do cartão.

Essa situação é evidenciada pelos órgãos de proteção ao crédito, que incluem o uso indevido dos cartões de crédito entre os principais fatores que levam à negação de nomes.

No entanto, além da cobrança e bônus dos cartões de crédito, a situação que milhares de pessoas buscam em termos do mecanismo é o aumento de limite disponível.

No entanto, poucas pessoas falam sobre o outro “problema” que é a possibilidade de redução do limite do cartão de crédito, que a maioria das pessoas tenta aprender sobre essa questão somente quando isso acontece.

Nesse sentido, na leitura de hoje vamos entender como funciona a redução do limite do cartão de crédito e se os próprios bancos podem, de fato, reduzir o limite.

Bancos Podem Reduzir o Limite do meu Cartão de Crédito?

Sim! Bancos e demais instituições financeiras estão totalmente autorizados a reduzir o limite do cartão de crédito de seus clientes, essa opção existe desde 2018 e foi adotada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

As reduções de limite de cartão de crédito ocorrem para aqueles com maior risco de inadimplência, mas cabe às concessionárias de crédito informar os clientes e definir um prazo para reajustes de limites.

Uma das principais preocupações dos bancos está relacionada às dívidas de seus clientes, pois, ao fornecer um limite no cartão, as instituições emprestam recursos próprios e confiam que os consumidores pagarão suas contas.

No entanto, para evitar o risco potencial de inadimplência, as instituições podem decidir reduzir o limite do cartão mesmo sem aviso prévio de 30 dias, o que é nos casos mais extremos em que o perfil de risco do cliente pode se deteriorar rapidamente.

É importante destacar também que, caso o cliente sinta que seus direitos foram violados, é possível acionar o Procon para contestar a decisão do banco, além de recorrer à justiça por danos morais.

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