loader image
Pular para o conteúdo

Cartão de Crédito INSS Como funciona?

O cartão de crédito do INSS é uma modalidade de crédito exclusiva para beneficiários da agência. Simule, compare e alugue online.

[sibwp_form id=2]

O cartão de crédito do INSS é uma modalidade de crédito exclusiva para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social e apresenta uma taxa de juros mais barata e uma forma de pagamento mais simples.

Você precisa de um dinheiro extra para uma aquisição, mas não quer correr o risco de se endividar com as altas taxas de juros do crédito rotativo? O cartão salarial para o contrato do INSS pode ser a alternativa ideal. Saiba como funciona e saiba mais sobre seus benefícios.

Cartão de Crédito do INSS

O cartão com franquia é destinado aos beneficiários do INSS e que oferece uma série de benefícios. É uma opção vantajosa para quem precisa de crédito e para bancos que possuem garantia de pagamento.

O cartão de crédito salário tem todas as funções de um cartão clássico e pode ser utilizado, por exemplo, para transações nacionais e internacionais, saques (se houver) e parcelamentos.

A diferença, porém, está na forma de pagamento da conta, que é descontada diretamente no extrato do benefício. 

Isso explica a redução da taxa de juros em relação às altas taxas dos cartões de crédito convencionais, já que o baixo risco de inadimplência faz com que a taxa caia.

Então pode-se dizer que o cartão de crédito para aposentados do INSS é basicamente uma combinação do cartão de crédito clássico com o empréstimo salarial.

  1. Quem pode aplicar? 

    As baixas taxas de juros do cartão de crédito do INSS despertam o interesse de milhares de pessoas interessadas em uma linha de crédito de baixo custo.
    No entanto, a modalidade está disponível apenas para alguns grupos. Dito isso, nem todos os indivíduos podem alugar o cartão de crédito consignado. 
    Para ter acesso a essa linha de crédito é necessário ter uma fonte de renda fixa em uma agência ou empresa que tenha convênio com um ou mais bancos que oferecem o empréstimo consignado.
    Além dos beneficiários INSS, também são elegíveis:

    1 – Servidores públicos (federal, estadual e municipal);
    2 – Militares das Forças Armadas;
    3 – Trabalhadores com carteira assinada (empresa privada).

    Atenção: nem todos os beneficiários do INSS podem lançar contracheques. Os benefícios temporários, por exemplo, são excluídos da lista de benefícios elegíveis para um empréstimo. Os principais são: aposentados, aposentados e beneficiários do BPC.

    Outro benefício desse tipo de cartão é que, diferentemente do cartão de crédito tradicional, o cartão do INSS pode ser emitido para beneficiários com restrições financeiras.
    Não há consulta ao SPC ou Serasa para liberação do crédito. É importante lembrar que é permitido apenas um cartão de crédito consignado por CPF ou titular.

  2. Qual o valor correspondente ao benefício mensal?

    Destes, 5 são dedicados exclusivamente ao parcelamento do cartão de crédito consignado. Assim, o valor correspondente é descontado automaticamente em até 5% do benefício mensal. 
    Caso o valor gasto tenha sido superior ao valor debitado da conta, o cliente pode efetuar o pagamento adicional em qualquer banco por meio de recibo bancário (fatura), que pode ser enviado por e-mail ou pelo correio.
    Destes, 5 são dedicados exclusivamente ao parcelamento do cartão de crédito consignado. Assim, o valor correspondente é descontado automaticamente em até 5% do benefício mensal. 
    Caso o valor gasto tenha sido superior ao valor debitado da conta, o cliente pode efetuar o pagamento adicional em qualquer banco por meio de recibo bancário (fatura), que pode ser enviado por e-mail ou pelo correio.
    O saldo será adicionado à conta dos meses seguintes, incluindo juros e custos de financiamento.

  3. Como funciona?

    Se o pensionista recebe R$ 2.000, ele pode comprometer até R$ 100 (5 da margem atribuível) com o pagamento da conta mensal. No caso de despesas maiores, isso significa que o valor deve ser pago por fatura ou permanece em aberto até a próxima data de vencimento.
    Se a dívida inicial estiver acima da margem alocável e não for paga, ela aumentará mesmo que o cartão não seja usado.

  4. Quais são as taxas de juros regulares e rotativos INSS? 

    As taxas de juros da folha de pagamento para cartões de crédito do INSS podem variar de acordo com o banco. 
    A taxa nominal mensal é limitada, atualmente fixada em 3,06 por mês.
    Por outro lado, a taxa de juros média dos empréstimos rotativos tradicionais com cartão de crédito é de 9,57 por mês, de acordo com a última pesquisa do Banco Central referente a fevereiro de 2022.

  5. Qual é o prazo de pagamento da faturado Cartão de Crédito INSS?

    Com o cartão de crédito convencional, as dívidas feitas durante o mês podem ser quitadas em 30 a 35 dias, em média. No cartão salário, o prazo pode ser de até 50 dias, dependendo da política de crédito do respectivo banco.
    A parcela e o saldo também podem ser parcelados novamente para estender o prazo. É recomendável que você use essas opções apenas em caso de emergência.

  6. Como funciona o pagamento da fatura com cartão INSS? 

    A fatura do cartão de crédito tem a mesma dinâmica da tradicional: o beneficiário tem um limite de crédito para fazer compras e um prazo para quitar a dívida contraída no mês.
    Porém, assim como no crédito consignado, há um percentual máximo de rendimento mensal que pode ser comprometido com o cartão e o empréstimo. Esse valor é chamado de margem alocável. 
    De acordo com a legislação vigente, as parcelas mensais do empréstimo não podem ultrapassar 45% da renda mensal do pensionista ou aposentado.

cartão de crédito INSS

Veja o que é novidade: