A Caixa Econômica Federal vem cortando suas linhas de crédito após o resultado das eleições. Além do consignado do Auxílio Brasil, outras condições de crédito foram restringidas pelo banco no mês passado e suspensas para estados e municípios.
Segundo a instituição financeira, o limite de contratação estabelecido anualmente pelo Conselho Nacional Monetário (CMN) foi atingido para este ano.
Corte geral nos empréstimos
Logo após o resultado final das eleições, foram relatadas situações de beneficiários do Auxílio Brasil cujos créditos consignados foram cancelados pelo banco. Segundo informações do UOL, a liberação de recursos para essa modalidade foi significativamente reduzida.
Além desse episódio, outras linhas de crédito legadas destinadas a clientes mais vulneráveis à inadimplência foram suspensas por tempo indeterminado no período.
Na semana passada, o banco suspendeu empréstimos a estados e municípios.
Segundo informações do jornal O Globo, os cortes foram feitos em todos os setores porque o orçamento do banco está em risco e a instituição tem que cumprir medidas cautelares internacionais.
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O empréstimo do Auxílio Brasil contou com alta aderência no momento da liberação. É importante ressaltar que a regulamentação do crédito teve sua oficialização no final de setembro. A Caixa Econômica passou a liberar o empréstimo a partir do dia 11 de outubro.
Até o momento da liberação, cerca de R$ 1,8 bilhão foi liberado para mais de 700 mil beneficiários de 11 a 13 de outubro. Diante dos números expressivos, o Ministério Público pediu a suspensão da linha de crédito com a suspeita de que a liberação fosse favorável à reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Após a divulgação oficial do resultado da eleição e da vitória de Lula (PT), as regras da folha de pagamento associadas ao programa social mudaram. De fato, o sistema de contratação foi suspenso em 1º de novembro.
O que diz a Caixa sobre a suspensão?
No que diz respeito à restrição de serviços de crédito, a Caixa garante que a concessão de crédito às instituições financeiras segue critérios internos baseados no contexto de mercado e em fatores estratégicos.
Sobre a suspensão de empréstimos a estados e municípios, o banco afirmou que o limite estabelecido pela CNM para 2022 havia se esgotado e, portanto, não seriam aceitos novos pedidos.
Veja mais:
- BPC/Loas: Crianças Portadoras Autismo Tem Direito Ao Benefício?
- INSS: Aposentados Vão Receber Parcela Única Do 13º Nesta 5ª Feira
- Serasa Limpa Nome: Quite Suas Dívidas Com 99% De Desconto
- FGTS: Trabalhador Poderá Realizar Saque Duplo; Veja
- AUXÍLIO BRASIL: Caixa Faz Último Pagamento De Novembro (30)
- Auxílio Brasil: Caixa Limita Liberação Do Empréstimo Consignado