loader image
Pular para o conteúdo

CadÚnico: Inscritos Podem Ter 99% de Desconto no Pagamento de Dívidas

Pessoas de baixa renda que desejam receber benefícios do governo federal devem se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). E quem está cadastrado e devendo FIES consegue um bom desconto no atraso.

Nesse caso, os alunos que estavam matriculados no CadÚnico e fizeram um empréstimo para pagar a faculdade poderão renegociar suas dívidas e obter um desconto de 99%.

Débitos com desconto de até 99% no CadÚnico.

No primeiro semestre deste ano, o Congresso Nacional aprovou uma Medida Provisória (MP) que autoriza a renegociação de débitos do FIES para estudantes inscritos no Cadastro Único ou ex-beneficiários do auxílio emergencial. Os alunos cujos pagamentos estão vencidos há mais de cinco anos terão direito a um desconto de 99%.

Já os alunos com atraso superior a 90 dias terão isenção total de juros e taxas e redução de principal de 12% quando pagos à vista em 30 de dezembro de 2021. Os juros também são deduzidos no caso de parcelamento de até 15 vezes (parcela mínima de R$ 200), mas o valor da dívida não é reduzido.

Quem estiver com mais de 360 ​​dias de atraso em 30 de dezembro de 2021 terá desconto de até 77%. Para quem está na mesma situação, mas está inscrito no CadÚnico ou recebeu o auxílio emergencial, terá direito a 92% de desconto.

Alunos com dívidas vencidas há mais de 360 ​​dias em 30 de dezembro de 2021 têm descontos de até 77%. No caso de quem está na mesma situação, mas está inscrito no CadÚnico ou foi beneficiário do auxílio emergencial, a redução é de 92%.

E quem se inscreveu no CadÚnico e está usando o auxílio emergencial há mais de cinco anos pode pagar o que deve com 99% de desconto.

Leia também: Fim da ajuda ao Brasil em 2023! Veja como migrar para o Bolsa Família

Como negociar?

Os alunos devem quitar as dívidas do FIES até 31 de dezembro deste ano para ter direito ao benefício. Para isso, você deve acessar o site sifesweb.caixa.gov.br ou o aplicativo Fies Caixa. A adesão é confirmada após o pagamento da fatura.

Para quem é devedor do FIES e a dívida está contratualmente firmada com o Banco do Brasil, o convênio pode ser feito por meio do aplicativo da instituição financeira ou em qualquer agência do BB.

Veja mais novidades na internet: