loader image
Pular para o conteúdo

CadÚnico: Confira 6 erros podem te tirar Da Lista de Benefícios

Você sabia que existem bugs que podem te tirar do CadÚnico? Sim! E esses erros são mais comuns do que você pensa! Portanto, você deve ter muito cuidado e atenção ao preencher o formulário de inscrição para evitar essas falhas.

Para te ajudar a entender melhor e saber o que não fazer na hora de se cadastrar, separamos os 6 erros mais comuns que as pessoas cometem no CadÚnico para você se manter informado e evitar essas ações!

O que é o CadUnico?

Com todas as calamidades e momentos de incerteza que atingiram não só o Brasil, mas o mundo inteiro nos últimos anos, várias empresas declararam falência ou reduziram significativamente o número de funcionários. Isso gerou muito desemprego e com isso a economia sofreu um grande impacto pois as pessoas acabaram perdendo o poder de compra e muitas chegaram a viver na insegurança alimentar ou habitacional.

O Governo viu-se assim obrigado a ajudar estes cidadãos e para o efeito criou algumas ajudas, que começaram a ser entregues no final de 2020.

Para que as pessoas solicitem alguma dessas ferramentas, o primeiro passo é se cadastrar no CadÚnico, por isso tem surgido muitas dúvidas sobre como se cadastrar e o que é.

O CadÚnico, que significa Cadastro Único. É como se fosse um banco de dados que o governo tem para obter informações sobre os cidadãos.

Quando as pessoas se inscrevem no CadÚnico, elas compartilham muitos dados importantes, como renda familiar, situação financeira etc. Isso permite ao governo distinguir quais famílias precisam mais de ajuda e quais podem ou não precisar de ajuda para se sustentar.

Quem pode e como se cadastrar?

O CadÚnico é um direito de todo cidadão brasileiro e, portanto, qualquer pessoa pode se cadastrar. No entanto, algumas regras devem ser seguidas ao se registrar.

Para se cadastrar, o candidato deve ter no mínimo 16 anos e apresentar documentos pessoais como RG, CPF e título de eleitor.

Vale lembrar, portanto, que o CadÚnico é um cadastro de família, ou seja, quem vai cadastrar deve apresentar os documentos de todos que são familiares e moram na mesma casa.

No entanto, se você precisar de ajuda e morar sozinho, também poderá se registrar como família solteira

Para se inscrever, você deve ir ao CRAS da sua cidade com os seguintes documentos para você e seus familiares que moram na sua casa:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • RG e CPF;
  • Título de eleitor; 
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de residência, que não é obrigatório, mas faz com que o cadastro fique mais completo.

apresentar uma certidão de nascimento administrativa aborígine.

No entanto, é preciso ter cuidado redobrado na hora de cadastrar e receber o auxílio, para que você não seja expulso do CadÚnico e não tenha seu benefício cortado.

Quais erros você pode excluir do CadÚnico?

Um dos principais erros que podem fazer com que seu cadastro no CadÚnico seja excluído ou invalidado é o fornecimento de informações falsas durante o cadastro. Portanto, tenha muito cuidado ao compartilhar informações. Portanto, apresente os documentos de todas as pessoas da sua família que morem na mesma casa que você.

Além disso, outros erros também podem levar ao cancelamento do registro e ao truncamento do utilitário. Abaixo, confira os 6 principais erros que afetam a exclusão do Registro Unificado:

  • A não localização da família cadastrada por um período de 48 meses ou mais;
  • A não apresentação dos documentos necessários;
  • Falecimento de membros da família inscritos no mesmo cadastro;
  • Comprovação de informações falsas repassadas pelo responsável pela inscrição da família;
  • Alguma decisão judicial que interrompa o auxílio recebido pela família;
  • Solicitação de exclusão feita pela família.
  •  

Infelizmente, esses erros não são os únicos que podem levar ao cancelamento do seu registro, portanto, você ainda precisa ter cuidado.

Ao se cadastrar, esteja atento a todas as informações transmitidas e recebidas e atualize seu cadastro com uma periodicidade mínima de 12 meses.

Por fim, agora que você já sabe quais são os erros que podem te tirar do CadÚnico, é só ficar atento para que o seu benefício não seja interrompido!

Veja o que é novidade na internet: