loader image
Pular para o conteúdo

CadÚnico: Veja 6 erros que podem cancelar seu benefício

Você sabia que existem alguns erros que você pode eliminar do CadÚnico? Sim! E esses erros são mais comuns do que você pensa! Portanto, você precisa ter muito cuidado e atenção ao preencher o formulário de inscrição para evitar esses erros.

Destacamos os 6 erros mais comuns que as pessoas cometem no CadÚnico para que você fique atualizado e essas ações possam ser futuramente evitadas!

O que Signfica CadÚnico?

Com todos os desastres e momentos de incerteza que atingiram não só o Brasil, mas o mundo inteiro nos últimos anos, várias empresas pediram falência ou reduziram significativamente o número de funcionários. Isso levou a altos níveis de desemprego e, com isso, a economia sofreu um grande impacto, pois as pessoas acabaram perdendo o poder de compra e muitas ficaram com insegurança alimentar ou habitacional.

O governo, portanto, foi obrigado a ajudar esses cidadãos e para isso criou alguns auxílios que foram entregues no final de 2020. O primeiro passo é fazer o cadastro no CadÚnico, tantas dúvidas surgiram sobre como fazer o cadastro e o que é.

O CadÚnico, que significa Cadastro Único. É como um banco de dados que o governo precisa para obter informações sobre os cidadãos.

Quando as pessoas se inscrevem no CadÚnico, elas compartilham muitos dados importantes, como: B. Renda familiar, situação financeira etc. eles mesmos.

Como entrar na lista do Cadastro?

O CadÚnico é um direito de todo cidadão brasileiro e, portanto, qualquer pessoa pode se cadastrar. Porém, algumas regras devem ser observadas na hora de se cadastrar.

Para se cadastrar, o candidato deve ter no mínimo 16 anos e apresentar documentos pessoais como RG, CPF e título de eleitor.

Recorde-se, por isso, que o CadÚnico é um registo familiar, ou seja, quem se inscreve deve apresentar os documentos de todos os membros da família que vivem na mesma casa.

Segue a lista da Documentação necessária:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • RG e CPF;
  • Título de eleitor; 
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de residência, que não é obrigatório, mas faz com que o cadastro fique mais completo.

Apresentar uma certidão de nascimento legível

No entanto, é preciso ter cuidado redobrado na hora de cadastrar e receber o auxílio, para que você não seja expulso do CadÚnico e não tenha seu benefício cortado.

Quais erros te tiram do CadÚnico?

Um dos principais erros que podem fazer com que seu cadastro no CadÚnico seja excluído ou invalidado é o fornecimento de informações incorretas durante o cadastro. Portanto, tenha muito cuidado ao compartilhar informações. Portanto, apresente os documentos de todos os membros da sua família que moram com você na mesma casa.

Além disso, outros erros também podem causar o cancelamento do registro e o truncamento do utilitário. Confira abaixo os 6 erros mais comuns que afetam a exclusão do Registro Unificado:

  • A não localização da família cadastrada por um período de 48 meses ou mais;
  • A não apresentação dos documentos necessários;
  • Falecimento de membros da família inscritos no mesmo cadastro;
  • Comprovação de informações falsas repassadas pelo responsável pela inscrição da família;
  • Alguma decisão judicial que interrompa o auxílio recebido pela família;
  • Solicitação de exclusão feita pela família.

Infelizmente, esses erros não são os únicos que podem fazer com que seu cadastro seja cancelado, então você ainda precisa tomar cuidado.

Ao se cadastrar, fique atento a todas as informações enviadas e recebidas e atualize seu cadastro no mínimo a cada 12 meses.

Agora que você finalmente sabe quais erros pode cometer no CadÚnico, é só ficar atento para que sua vantagem não seja interrompida!

Veja o que é novidade na internet: