O novo Bolsa Família já foi lançado oficialmente pelo governo federal e iniciou sua primeira rodada de pagamentos no dia 20 deste mês. Esta rodada de transferências terminou oficialmente nesta sexta-feira, 31, mas milhares de beneficiários não conseguiram sacar os valores de março porque esses pagamentos foram bloqueados e a Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelo Programa de Transferência de Renda, não deu nenhuma explicação para este fato.
Agora, o governo federal revela uma boa notícia para esses beneficiários, principalmente aqueles com NIS (Número de Registro Social) terminando em 6, 7 e 8. Isso porque foi apurado que esses bloqueios ocorreram devido a bugs nos sistemas do governo ou Caixa Econômica Federal que é responsável pelo pagamento. No entanto, o trabalho já começou para corrigir os problemas, resultando no desbloqueio das famílias e nos pagamentos de março, o que já está acontecendo.
Esses pagamentos são feitos de acordo com o NIS final de cada beneficiário, como normalmente acontece, mas em uma nova ordem criada apenas para essas transferências. Por isso, alguns beneficiários já receberam, e nesta sexta-feira, 31, é a vez das famílias com os últimos NIS 6, 7 e 8 receberem os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de março. Confira abaixo a programação completa com as datas de desbloqueio e transmissão de cada grupo:
- Famílias com NIS final zero: foram desbloqueadas na última quarta-feira (29) e podem realizar o saque ou dispor dos valores a partir desta sexta-feira (31);
- Famílias com NIS finais 1 e 2: foram desbloqueadas na última quarta-feira (29) e já puderam realizar o saque ou dispor dos valores na última quinta-feira (30);
- Famílias com NIS finais 6, 7 e 8: foram desbloqueadas na última quinta-feira (30) e podem realizar o saque ou dispor dos valores a partir desta sexta-feira (31);
Famílias com NIS finais 3, 4, 5 e 9: foram desbloqueadas nesta sexta-feira (31) e podem realizar o saque ou dispor dos valores a partir deste sábado (1°).
Desbloqueio do Bolsa Família de março
Segundo o governo, entre os dias 20 e 24 de março, os pagamentos foram bloqueados por beneficiários do Bolsa Família que suspeitavam de renda acima do valor permitido e por beneficiários de famílias unipessoais. Famílias unipessoais cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) morando sozinhas. Essas famílias devem comparecer às consultas cadastrais no mês de abril para regularizar o cadastro e tirar qualquer suspeita.
Isso porque, ao comparar os dados enviados ao CadÚnico com outros dados em poder do governo, foram identificados beneficiários que possuem renda de valor superior ao comunicado, além de beneficiários que declararam morar sozinhos, mas com convivência com outras pessoas. Porém, antes que as famílias fossem intimadas para apuração ou informadas de qualquer suspeita de irregularidade, o governo acabou bloqueando os pagamentos de março dessas famílias, o que foi um claro equívoco.
Beneficiários do novo Bolsa Família foram bloqueados
Vale lembrar que os pagamentos nas datas acima indicadas serão feitos apenas para as famílias bloqueadas por erro nos sistemas da Caixa e do governo. Os demais ex-beneficiários do Bolsa Família, que perderam o direito ao pagamento neste mês por comprovar renda acima do permitido, não receberão os valores, assim como os beneficiários que perderam por faltas escolares excessivas no último ano foram bloqueados por dois meses desde que só em maio recebeu novamente.
Por fim, caso os valores não sejam liberados, a solução apontada pelo governo federal já é conhecida dos beneficiários e recebe muitas críticas porque costuma não resolver o problema: procurar as ferramentas disponíveis, como o Caixa agências ou CRAS e tentar obter mais informações. Infelizmente, porém, é comum que os funcionários desses órgãos desconheçam o assunto e não saibam como ajudar.
Veja o que é notícia na internet:
- Bolsa Família Faz Novo Pagamento nesta Sexta-Feira(31)
- Bolsa Família: Libera R$ 750 Para Novos Grupos; Confira
- INSS: BPC Tem Novidade Para Beneficiários
- INSS: Consignado Pode Ganhar Nova Margem
- Bolsa Família: Alerta Importante Para Beneficiários